UM BRASIL FINADO?

Assistimos uma boa parte da história do Brasil. Com consciência cívica vivi boa parte da história, bom de dizer, vi um Brasil que nem caixa de fósforo produzia. Já o disse aqui. Na Praça Mauá fui algumas vezes comprar calças “jeans”, americanas, das mãos dos marinheiros americanos que estavam aportados no Rio de Janeiro. Os jovens faziam isso. O Brasil é um dos maiores exportadores de jeans na atualidade.

O Brasil cresceu sozinho, um menino prodígio, GIGANTE PELA PRÓPRIA NATUREZA. Caminhou com as próprias pernas, embora com permanentes e crescentes rasteiras da corrupção institucionalizada. Enraizada historicamente como notório, sabido e consabido por todos os minimamente informados.

Hoje almoçando com minha mulher, falávamos sobre a corrupção no Brasil. E consideramos quais presidentes saíram ricos dos governos.

Façam essa análise....

Pensaram alguns em passado recente que todos no Brasil têm preço, que se poderia com facilidade, como acontece, comprarem a unanimidade da consciência brasileira institucionalizada.

Esqueceram que na história existiram os corajosos, os fortes, os que não se calam, os que não se intimidam, aqueles que preferem morrer a desonrarem-se. Esqueceram....

Sempre há uma reserva moral para dizer o direito, e ele surge em algum momento, embora quase sempre esmagado. Vergonhosamente esmagado. Não se trata de hermenêutica, mas de violação por quem o conhece e o viola adredemente em concertos de vontade espúria.

A águia não voa nas alturas em vão, sua visão privilegiada paira das altitudes, onde o ar é limpo, as labaredas impuras das fogueiras sopradas pelo inferno do mal não alcançam, e a verdade chega silenciosa para abater com sabedoria a presa rasteira escondida nas tocas invisíveis.

Tudo tem um tempo certo.

Nem todas as calamidades que assistimos no momento vão prevalecer por muito tempo. Não se pode mais falar de incorreção por serem gigantes seus tentáculos.Um "dominus" arrebatador.

É um sem parar...Não há mais como medir e considerar tamanho é o gigantismo. O dinheiro fácil faz isso.

Nada mais se respeita. Um país sem lei, melhor dizendo com leis frouxas e ignoradas.

Muitos pagam como mártires dessa incorreção preço muito alto e a história não volta para reparar, mas ela sempre foi assim. Uns têm mais sorte, outros penam e pagam pelo que não fizeram. Gerações vêm à vida para sofrerem. E não se pode fazer muito.

Mas estou convicto que nada cessa aqui, e já aqui acertamos de alguma forma as contas do haver/dever como ser humano, O "COMO" FIZEMOS ESSA JORNADA.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 03/11/2017
Reeditado em 03/11/2017
Código do texto: T6160813
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.