Mensagens que edificam - 323

Todos nós temos liberdade para pensar o que quisermos e crer naquilo que nos for mais conveniente, mas jamais poderemos ser inconvenientes ao tentarmos impor que todos pensem como pensamos ou querer impor que todos creiam no que cremos. Se os pensamentos já são passíveis de censura, o que dizer da fé?

O pensamento se respalda no raciocínio lógico e este por sua vez, na maior parte das vezes se apoia nas premissas da ciência, que incansavelmente busca respostas para perguntas que sejam solução e alívio para a humanidade como um todo, mas a fé, ao contrário, é, na maioria dos casos, absolutista, e mesmo sob o manto da subjetividade, hipótese, imaginário, suposto, faz com que os seus adeptos ignorem por completo qualquer pessoa ou qualquer ideia que não estejam em concordância.

A fé, leva o ignorante a se fechar para o conhecimento, e se aprisionar propositadamente no seu mundo particular.

Infelizmente, para o crente, todos são cegos e só eles enxergam; todos estão fora de rota e só eles no caminho certo; todos estão perdidos e só eles salvos. E eu pergunto: salvos do que?

Na verdade, a razão de quase todas as guerras é este radicalismo irredutível e esta maneira insólita de se portar perante os outros como os privilegiados. Para mim não há privilégio nenhum, muito menos algum mérito em desmerecer o livre direito de pensar diferente, crer diferente, ou não crer em nada, apenas viver.

Lael Santos
Enviado por Lael Santos em 02/11/2017
Reeditado em 02/11/2017
Código do texto: T6160304
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.