CHUVA & SOL

CHUVA & SOL 220300

O dia vinte e dois de março de 2000 amanhece levemente chuvoso e você, logo ao acordar, percebendo essa condição climática, sem querer, ou querendo, fica irritado. A troco de quê? De nada!

Entretanto, num outro ponto, haveria a planta que, se fosse dia, tendo estado submetida aos raios do sol, realizando a fotossíntese, uma de suas funções naturais, ao perceber a chuva, se falasse, agradeceria esta úmida bênção da natureza.

Você, que esteve cumprindo uma de suas funções naturais, o sono, alterou-se de seu estado tranquilo para um estado agitado e, principalmente, nem pensou em agradecer a água que flui, mansinha, para abastecer riachos, lavar o ar, molhar as plantas e muito mais, tudo fazendo parte de um notável equilíbrio daquilo que engloba um conjunto de dádivas copiosas: a natureza.

Observe que os contrários, chuva & sol, noite & dia, sono & alerta, trabalho & descanso, etc., sempre se complementam harmoniosamente. às vezes até existe coroações: um arco que se instala, entremeado aos cinzas celestes, portando cores inconfundíveis, o arco-íris; da noite para o dia, o nascer-do-sol... Do dia para a noite, o pôr-do-sol... Enfim, cores multicores, compondo espetáculos inenarráveis!

A uma noite de sono segue-se de um dia de alerta com a diferença de que a transição nem sempre é tranquila: basta acordar com o "pé esquerdo" e as coisas parecerão estar todas fora de lugar!

Para alguém aquele barulho de chuva caindo ao nascer do dia há de significar uma orquestra sinfônica fazendo seu primeiro concerto matutino!

Para outro alguém o mesmo barulho estará dizendo que já é hora de "cair fora" da cama para cumprir as tarefas do dia-a-dia, soando aquele barulho como o intempestivo, mas pontual alerta sonoro de um clássico despertador, daí, com alguma certeza, aquela primeira inesperada irritação do dia.

Operando outras contas num intervalo de vinte e quatro horas, os extremos trabalho & descanso compensam-se num ritmo um por dois: oito horas de trabalho por oito de outras atividades e por outras oito horas de sono. E o que fica? Uma pessoa que se incomoda com o ruído de chuva...

As plantas, desenvolvendo suas régias funções diuturnas, não resmungam! Simplesmente entendem a mensagem natural: chuva & sol ou sol & chuva, é assim que brota e cresce a uva!

Este recado cai ou cai como uma uva?

Sorocaba, trinta e um de outubro de 2017.