Dia do Saci

“Por que saci? E por que queremos o Dia do Saci a 31 de outubro? Porque acompanhamos o Brasil, a Sociedade Amigos do Saci que implantou a ideia em diversas cidades e no Estado de SP. Por que o Saci vai ter seu dia no país no projeto do deputado Aldo Rabelo, porque o Saci é nosso, é brasileiro, é moleque, é alegre, negro, rápido, esperto e tem o boné vermelho. Por isso o propomos anos a fio na Câmara de Santos, que não despertou para ele. Queremos seu dia porque o Brasil não se contenta com fadas bruxas e abóboras de climas gélidos, quer, o Saci sem camisa, calorento, divertido e resultado desta imensidão de natureza, cor e folclore que é o Brasil e suas matas e rios. Porque foi nesta terra tropical que o Saci cresceu e aparece ora vez em quando, embora tenha gente que não acredite como em tantas coisas encantadas que são.. Queremos Saci porque cultuado por Monteiro Lobato desde 1917, aquele gênio do petróleo e do ferro, do Sítio do Pica-Pau Amarelo, das primeiras histórias infantis. Queremos o Saci Pererê porque manifestação criativa, coletiva, inteligente, arraigada e avessa a modelos importados e sem graça que cultivam coisas inexistentes por aqui, neste centro do mundo mais belo que se viu. Por que Saci?” Ademir Pestana, Vereador- Santos (SP)

Como sou ufanista, achei interessante este projeto. Já faz alguns anos recortei-o em um jornal e posto no seu dia.

Lair Estanislau Alves.