O processo somos nós

O processo somos nós, não o outro. O outro é apenas parte da nossa jornada, não nossa jornada. Pois, tudo que precisamos está dentro de nós. E, por mais que não tenhamos controle sobre as situações, podemos escolher a postura que queremos ter: cabisbaixos, pessimistas ou pacientes e otimistas?

Esta é a grande questão, este é o verdadeiro desafio - o desafio de manter-nos centrados. Manter-nos focados no momento presente. A ansiedade, o medo e a angústia vêm inevitavelmente, já que sempre estamos depositando expectativa em algo ou alguém. Entretanto, quando nos mantemos focados no aqui e agora, tiramos um pouco do peso que nos assola. Ficamos mais leves, embora nossas expectativas continuem lá. A diferença é que podemos escolher entre ser tomados ou não pelas emoções.

Quando escolhemos domar as emoções, exercemos um autocontrole, desenvolvemos uma capacidade de desfrutar do tempo de uma forma mais prática, porque queremos a todo custo tirar do nosso foco aquela preocupação. Por outro lado, quando nos deixamos ser tomados pelas emoções, ficamos impotentes, pois queremos ter o controle de qualquer maneira. Então entramos em desespero, pois ansiamos por respostas imediatamente, não conseguimos aguardar; nos sentimos mal e não conseguimos nos distrair por nada neste mundo.

O processo somos nós, não o outro. O problema é que achamos que a nossa felicidade não depende de nós. E, quanto mais achamos isso, menos felizes somos. Porque as decepções temos, as frustrações passamos uma hora ou outra. Enquanto não transcendermos este ciclo vicioso das emoções - que ora chegam, ora saem -, não conheceremos a verdadeira felicidade. Precisamos nos libertar, de algum jeito, desta prisão em que vivemos, dos incessantes devaneios da mente, da ilusão de acharmos que o outro é como nós.

O outro é apenas parte da nossa jornada, não nossa jornada. É esse o entendimento que devemos ter. Fazer a nossa parte, fazer o nosso melhor em qualquer circunstância. Manter-nos centrados e presentes, apesar de todas as nossas preocupações. Afinal, a vida está acontecendo agora mesmo. A preocupação de hoje, de amanhã, não trará a paz de espírito que tanto buscamos todos os dias.