SALTADOR DO LODO

Certo dia, assisti a um documentário na Nat Geo Wild no qual pude contemplar a natureza e a sua multiplicidade de espécies. Descobri que existe um tipo de peixe muito interessante. É o chamado peixe "saltador-do-lodo" . Esse ser vivo consegue passar um longo tempo fora da água. Com uma visão bem aperfeiçoada, o nome científico desse peixe é Periophthalmus, que significa justamente “que pode olhar ao redor”. Obviamente, essa ótima visão lhe propicia uma noção exata das distâncias. Essa criatura incrivelmente adaptável desloca-se com uma experiente agilidade pela terra através de barbatanas especializadas . Assim, ele é um ser da água e da terra.

Impressiona-me esse artifício da criação, a saber, as adaptações na natureza. De modo instintivo, cada espécie dá o seu melhor para se adaptar ao meio em que vive. Antecipo que este não é mais um texto para exaltar o naturalismo e , muito menos, o darwinismo. Na verdade, acredito que o mundo real é muito mais do que a natureza. Logo, não sou naturalista. Apenas contemplo a criação e seus artifícios ( naturais ou não) que permitem-na evoluir e subsistir.

De forma quase análoga, a vida humana requer suas adaptações . Contudo, o ser humano não conta apenas com o instinto. Ele tem a arte, a inteligência, a liberdade...

Diante disso, creio que o homem tem algo diferente do mundo natural. O ser humano pode, até mesmo, se rebelar contra a natureza.

Enquanto parte da natureza, precisamos preservar o instinto de sobrevivência, inerente a todo ser contemplado com o sopro divino da vida. Adaptar-se à situações diferentes e fazer o possível para solucionar os problemas faz parte da existência, e outras espécies já aprenderam esta lição. O ser humano moderno precisa fazer uso da sabedoria, sobretudo para ter a liberdade a favor de seu progresso.

Somos muito mais do que peixes. Assim sendo, é possível livrar-nos das inundações de tristeza, das águas profundas do pessimismo e dos obstáculos de cada situação que encontramos no caminho .

A natureza espera que o homem dê o melhor de si , e assim, possa seguir em frente, pela terra , no arrastar da vida. Em meio a águas turvas , é preciso olhar para todos os lados e fazer a alegria e o otimismo saltarem do lodo.

Vanessa Patrícia
Enviado por Vanessa Patrícia em 30/10/2017
Reeditado em 30/10/2017
Código do texto: T6157605
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.