Coragem

Como é possível que algumas pessoas consigam enfrentar a vida com muito mais leveza e graça do que outras?

Certamente não é uma pergunta com resposta fácil e objetiva,porém acredito que a experiência do sofrimento possa servir também como fator de crescimento pra vida da gente. Uma idéia apreendida por meio de inúmeras e diferentes leituras como a do livro O poder de decisão do monge beneditino Anselm Grün que afirma que podemos optar sempre e em cada ocasião pela alegria.Fazendo isto não signfica que estamos renunciando aos sentimentos negativos,todavia relativizando os mesmos.Nós é quem somos responsáveis pelos sentimentos que permitimos e nos deixamos modelar.Segundo o autor frequentemente o desprezo que porventura recebemos de alguém é fruto exatamente da projeção dos complexos e problemáticas da própria pessoa em relação a nós. Seguramente focar esses limites nos nossos relacionamentos é importante porque nos ajuda a perceber a realidade de modo diverso,não nos sobrecarregando com sensações ruins.Sobretudo,nos recorda que nosso objetivo não deve ser receber sempre e em todo lugar a aprovação dos demais,contando muito mais aquilo que nos liga ao eterno,ao nosso Criador.

Simples não é esta capacidade de encarar a vida e os nossos semelhantes,requer muita disciplina e disposição para perdoar e aceitar as pessoas como elas são e não como gostaríamos que fossem.Parece fácil quando quem nos fere são os ciúmes alheios e as fofocas,por exemplo.Difícil é quando caímos numa cilada sem que ninguém a tenha armado,os chamados' golpes do destino'.Pensando nos desempregados,naqueles que sofrem separações ou terríveis doenças.Quão forte é a dor e quão frequentemente ela nos conduz a grandes verdades!

O sofrimento nos marca por dentro e também por fora ao longo do nosso percurso terreno.Quem é que nunca conheceu alguém cronologicamente até jovem mas profundamente envelhecído ou alguém de idade já avançada com semblante muito jovem?Não pretendo entrar no mérito da questão,apenas dizer que se pode enfrentar com responsabilidade e fé os momentos duros sem criar rugas na alma.Sofrimento passa,mas a lembrança de ter sofrido jamais passará e pode ser vantajoso se tivermos sido capazes de melhorar não para os outros,mas para nós mesmos,conseguindo desse modo responder com bravura às provocações da dor.

O tempo alivia nossos fardos naturalmente,contudo,somente nós temos o comando para elaborá-los e transformá-los em algo a nosso favor,em ocasião de crescimento.Como? Confiando plenamente no nosso Criador.Quando conseguimos nos livrar daquele senso de onipotência,das tentações do poder em querer controlar todas as coisas,desvinculando nosso coração de qualquer tipo de condicionamento egoísta,receberemos luz e toda ajuda que nos serve.Não devemos temer os desafios,nem jamais desistir deste propósito.

Todo dia recebemos inspiração,cabendo a nós saber colher e acolher as lições de modo sereno e ao mesmo tempo seguro para o nosso bem viver.

Bergilde
Enviado por Bergilde em 29/10/2017
Código do texto: T6156667
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.