Humor na Dor

Rir é o melhor remédio. AD.

Meu tio Geraldo “Carola” era uma pessoa muito agradável, incapaz de maltratar quem quer que fossem. Era um exímio contador de piadas. O jeito dele falar já era muito engraçado. Meu apelido Lalá, nasceu dele ao me ver (lendo) “decoreba” na cartilha infantil; “Lalá E Lili” LILI era minha irmã Maria,mais nova dois anos também apelidada, já não está aqui neste planeta. Éramos do interior, de um lugarejo chamado Santa Maria do Baixio, vivíamos na zona rural do município de Santo Estevão, hoje cidade de Iapú MG.

As piadas criadas do tio Carola, eram quase sempre sobre gente da roça, que tinha o pejorativo de capiau. Éramos capiaus.

Ao visita-lo no hospital bem perto do seu falecimento, brincava com sua com sua própria enfermidade. Fisicamente estava debilitado,mas a mente melhor que a minha. Estávamos nos anos 90, e lembramos juntos uma piada que me contara em 1959. Eu lembrava partes da piada, ele a lembrava totalmente. A piada contada dele, fazia a gente cagar de rir. A boa piada depende de quem conta. Lembramos da seguinte piada.

Um rapaz aposta uma vaca a um cavalo que comeria dois quilos de jabuticaba e no dia seguinte cagar sem gemer. Puseram um menino para ouvir se o cagão iria gemer ou não!...Mas o astuto cagador usou com o menino uma estratégia que deu certo. Travou-se com ele um diálogo: --“memeninoooooooooooooo, coooommmmooooo vooocêeeeeeee chamaaaaaaaaaaaaaaaaa?”

Menino--- Pedro!...

Cagão----“nomeeeeeeeeeeeeeeeeeee bbbnnnniiiiiiiitooooooo, deeeecciiiipuluuu deeee jesusssssssss!...

Cagão--- Coooomooo chaaaaaaaaaamaaaaa seseuuuuu pppaaaiiiiiiiii?....

Menino---- Meu pai morreu quando eu tinha 8 meses....

Cagão ----AaaaaaaaaaaH cocooooo eeeuuu tetenhoooo dóoooooooo de memeniinnoooo semmmmmmmmm paiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii.

Terminado a cagança, perguntaram se o menino se o cara gemeu, o menino disse que não, e até conversaram!.....

Lair Estanislau Alves.