SINGELAS PALAVRAS A DOM BOSCO... 17h11min. (O Missionário da Educação).

Novamente tivemos oportunidade de sintonizar à uma hora da tarde, a Rede Vida, e assistir o Cine Luz. Era um filme dedicado a vida de Dom Bosco, o padre missionário na aérea da Educação.

O filme sobre esta eminente figura foi filmado a cores em 1988, muito bem feito, retratando a cidade de Turin, cidade ao norte da Itália. Certamente, a infância extremamente pobre, pois “* ficou órfão de pai quando tinha somente 2 anos de idade. Diante da situação econômica porque passava o norte da Itália, sua infância foi marcada pela pobreza da família”; foi de grande valia para sua futura missão...

Escolhe a carreira eclesiástica, é ordenado padre aos 26 anos, isto em 5 de junho de 1841*. A Itália daqueles turbulentos anos do século XIX, - início da Revolução Industrial – cujo quadro os que alguns tinham muito e a grande maioria quase nada...

Alma lúcida com as Dimensões da Verdade, que não se restringe a uma religião, pois, a Mensagem do nosso Mestre Jesus, não é restrita a um seguimento religioso...

Dom Bosco, já tinha despertado dentro de si o sentimento do Amor ao próximo, INCONDICIONAL! Optou naqueles longínquos anos trabalhar junto aos jovens, mão de obra barata que era aproveitada pelos insensíveis patrões, que ofereciam migalhas pelo seu trabalho, como a mão de obra era farta, disputavam havidamente pelo seu trabalho...

Este padre Missionário constatou que estes jovens cresciam, porém, o seu futuro não seria promissor. Com extremo sacrifício fundou uma Casa Lar, os meninos ai sim começaram a ter uma real oportunidade de terem uma vida mais digna e um futuro melhor; aprenderem a ler escrever e uma profissão...

Esta sua atitude, não agradou o que detinham o poder, e pasmem! Até mesmo os que tinham cargo de destaque dentro da Igreja. Muitas barreiras tiveram que serem superadas, finalmente com o aval do próprio Papa Leão XIII, funda a Sociedade São Francisco de Sales, em 5 de junho de 1859*; com o tempo as Casas Lares, além da Itália, foram surgindo em vários países da Europa e também nas Américas.

Desde tenra idade tinha “sonhos”, que não eram mais que “premonições”, numa prova inequívoca que a mediunidade é “ampla e irrestrita”...

O filme narra com detalhes, um “atentado”, isto é, os detentores do poder, - já que não conseguiram fazer um “acordo” com ele, fechar a Casa Lar, e “empregar” os meninos nas indústrias. – contrataram alguém para eliminar sua vida. O malfeitor o seguiu numa noite, armado de uma faca, repentinamente o atacou se defendia, para não ser cruelmente assassinado... Estava levando desvantagem, quando inesperadamente surgiu do nada um cão, que atacou ferozmente o delinqüente.

Interferiu e o cão obedeceu. Foi quando a pessoa confessou, que fora “contratado”, e receberia certo valor de recompensa, se cumprisse sua “missão”, disse que estava com fome e desempregado...

Sua vida foi um exemplo de dedicação e amor ao próximo; que viver, amar, vale a pena, tornando a Terra um mundo melhor... 18h06min.

Nomes e datas compilados da Wikipédia

Nome: João Melchior Bosco

Nascimento: 16 agosto de 1815 em Becchi

Falecimento: 31 de janeiro de 1888 (72 anos) Em Turin

Beatificação: 1929 Roma por Papa Pio XI

Padroeiro dos jovens.

Curitiba, 22 de outubro de 2017 – Reflexões do Cotidiano – Saul

http://www.mensagensespiritas.yxz

http://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 22/10/2017
Reeditado em 24/10/2017
Código do texto: T6150106
Classificação de conteúdo: seguro