O preço de uma vitória.

- Bom dia senhora !

- ...dia ! ( Sem olhar , enquanto tirava o pó ) .

- Aqui vendem vitórias ?

- Vitórias ? ( erguendo os olhos ,tranquila).

- Sim, disse algo estranho ?

- Não, não senhor, de forma alguma, é que há muito ninguém procura por esse artigo, é muito caro.

- Mas não poderia reduzir o preço ?

- De forma alguma, é um produto difícil de encontrar...(com um sorriso afetuoso ).

- Então? Quanto custa uma vitória ?

E a senhora parou por alguns segundos, respirando pausadamente, enquanto olhava fixo nos olhos do homem...

- Bem, vejamos...a primeira guerra custou cerca de 20 milhões de vidas , e a segunda 70, foi bem mais cara, mas também existem pequenas vitórias , cujo preço são algumas derrotas...quer comprar ?

Agora era o cliente quem ficara em silêncio, não esperava tal resposta, afinal ele só queria vencer e nada mais.

- Mas não vendem vitórias sem derrotas, minha senhora ?

- Nunca , por isso custam tão caro e são tão raras , são poucos os que pagam esse preço de verdade, pois mudam o rumo da suas vidas, e a maioria não se arrisca a esse ponto.

- Mas não vale a pena ?

- E como vale...Veja que a Alemanha e o Japão renasceram como potências após pagarem com suas derrotas, pois entenderam o significado delas e as suas perdas, e é assim para todos nós ,cavalheiro.

O silêncio cortou o ar por segundos...o homem tirou os óculos limpado-os no lenço, sem nada responder, com a vista abaixada, e a mulher continuou a observá-lo, paciente...

Então ele lhe perguntou : Qual é o seu nome, senhora ?

- Meu nome é uma canção, é o que me disseram um dia, lá atrás, uma canção que nunca foi cantada por inteira...por enquanto pode me chamar apenas de "Paz".

Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 22/10/2017
Código do texto: T6149599
Classificação de conteúdo: seguro