"ESPIRITISMO É RELIGIÃO ?" ALAN KARDEC.

RESPONDE SEU FUNDADOR: É.

NÃO POSSO CONTESTAR ORIGENS.MINHA FORMAÇÃO ACADÊMICA NÃO PERMITE. TENHO OBRIGAÇÕES COM O QUE ESCREVO E SOU ESPECIALISTA EM DIREITO AUTORAL, CITADO COMO MAGISTRADO POR VÁRIOS TRATADISTAS.

OS IDEÁRIOS,FUNDAMENTOS SEM FUNDAMENTALISMOS SE ACEITAM. SOMENTE A LÓGICA BASTA PARA EXEGESE DE ETIOLOGIA MÍNIMA, DESNECESSÁRIOS ESTUDOS PARA SINGELEZAS.

HIPÓTESE EM LÓGICA É AQUILO QUE NÃO É QUE SERIA SE FOSSE.

"Espiritismo é Religião? Allan Kardec

Trechos de "O Espiritismo é' uma Religião ?" que é um discurso de

abertura da sessão anual comemorativa do Dia dos Mortos na Sociedade

Parisiense de Estudos Espíritas, realizada em 1 de Novembro de 1868.

Espiritismo é uma Religião?

Allan Kardec

"Dissemos que o verdadeiro objetivo DAS ASSEMBLÉIAS RELIGIOSAS deve ser a comunhão de pensamentos; é que, com efeito, a palavra religião quer dizer laço. Uma religião, em sua acepção nata e verdadeira, e' um laço que religa os homens numa comunidade de sentimentos, de princípios e de CRENÇAS.

CRER NUM DEUS TODO-PODEROSO SOBERANAMENTE JUSTO E BOM; CRER NA ALMA E EM SUA IMORTALIDADE; na preexistência da alma como única justificativa do presente; NA PLURALIDADE DAS EXISTÊNCIAS COMO MEIO DE EXPIAÇÃO (DESTAQUE-SE QUE EXPIAR É PUNIÇÃO, PARA QUEM NÃO CONHECE O VERBO), de REPARAÇÃO e de adiantamento moral e felicidade crescente com à perfeição; na perfectibilidade dos seres mais imperfeitos; na do bem e do mal conforme o princípio: a cada um segundo as suas obras; na igualdade da justiça para todos, sem exceções, favores nem privilégios para nenhuma criatura; NA DURAÇÃO DA EXPIAÇÃO (PUNIÇÃO COM PENA TEMPORAL) LIMITADA PELA IMPERFEIÇÃO; no livre-arbítrio do homem, que lhe deixa sempre a escolha entre o bem e o mal; crer na continuidade que religa todos os seres passados, presentes e futuros, encarnados e desencarnados; considerar a vida terrestre como transitória e uma das fases da vida do Espírito, que é eterna; aceitar corajosamente AS PROVAÇÕES (PUNIÇÕES) , em vista do futuro mais invejável que o presente; praticar a caridade de pensamentos, palavras e obras na mais larga acepção da palavra; esforçar-se cada dia para ser melhor que na véspera, extirpando alguma imperfeição de sua alma; submeter todas as crenças ao controle do livre exame e da razão e nada aceitar pela fé cega; respeitar todas as crenças sinceras, por mais irracionais que nos pareçam e não violentar a consciência de ninguém; ver enfim nas descobertas da Ciência a revelação das leis da Natureza, que são as leis de Deus: EIS O CREDO, A RELIGIÃO DO ESPIRITISMO, RELIGIÃO que pode conciliar com todos os cultos, isto é com todas as maneiras de adorar a Deus. É o laço que deve unir todos os espíritas numa santa comunhão de pensamentos, esperando que ligue todos os homens sob a bandeira da fraternidade universal." Caixas Altas minhas bem como parênteses.

ALLAN KARDEC

"Revista

Espirita" de dezembro de 1868

"Pelo que ensinou com cunho religioso, Kardec merece a visitação maciça em seu túmulo no Père Lachaise, famoso cemitério parisiense de impressionante história, que foi um lagar do Padre Lachaise, confessor de Luiz XV, onde estive várias vezes visitando as celebridades que lá estão.

Não se confunda religião com filosofia, embora haja similitude de princípios quando religiões voltadas para a boa vontade, como o caso da RELIGIÃO ESPÍRITA. Basta ler Kardec, e entender sua simplicidade." Celso Felício Panza

ALAN KARDEC
Enviado por Celso Panza em 22/10/2017
Reeditado em 22/10/2017
Código do texto: T6149457
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.