SOB OS OLHOS DA CHINA

O Tigre Asiático de um pulo poderá colocar suas garras dianteiras, uma no Porto de Mariel e outra no Porto do Uruguai, seu rugido produzirá ondas sobre o Atlântico, suas patas traseiras repousarão uma ao sul do Equador e outra ao norte da Bolívia, e no meio, sem a intenção de ser engraçado, usará o Peru a bel-prazer. O seu corpo atravessará o Brasil de leste a oeste e os seus movimentos abalarão o solo, as florestas e nossas riquezas que é o que lhes interessa. A mão de obra escrava será o mínimo de seus interesses, uma vez que a própria mão de obra deles já o é (escrava) e ainda tem que solucionarem a demanda demográfica contida de seu povo. Pode parecer ficção, mas o Porto de Mariel, financiado por nós, na hora da administração ficar com o Brasil, como contra-partida, entregaram-na para Cingapura e ficamos a ver navios... Nosso povo pacato é um prato de sopa para este Tigre Milenar acostumado com grandes conquistas sem dó nem piedade. A ferrovia transoceânica ligando o Porto do Açu (RJ) ao Peru foi pauta de acordo do Governo Dilma com a China... Se pegarmos este bichano pelo rabo, que ficará no Pacífico, poderemos provocar tsunamis na China... Mas qual exército se habilita? Enquanto isso o rabo se refresca... e será a ponte ligando os continentes.

Armand de Saint Igarapery - textos no Face e no Recanto das Letras