A BANDA

O amanhecer, feito esperança, banhava aquele outubro de 2003. Ao abrir a janela de minh'alma, fui agraciado com uma formosura análoga. A banda de Chico Buarque de Holanda, passava em minha rua, "cantando coisas de amor". Por instantes, lembrei dos soldadinhos da minha infância, à Rua Capitão Ló... - Será que fugiram da caixa de sapatos, onde repousavam eternos, para marchar em pleno arrebol?

A cadência melódica era ditada pelo maestro, que destacado dos demais, abanava a sua batuta para extrair os mais perfeitos acordes. Logo atrás, carregando aqueles instrumentos de fabricar sonhos, vinham os músicos... - Enfileirados, de forma igual. A pancada mais forte no bombo marcava os passos (direita, esquerda; direita, esquerda).

A cidade que me viu nascer tem uma filarmônica, testemunha de muitas narrativas - A qual batizaram de 26 de julho - Mas, que também poderia se chamar: guardiã dos nossos segredos. Quantas histórias não existiam ali, passadas de gerações em gerações.

Vejo rostos jovens, como uma poesia que se renova, a manejar trompas e trombones - E lembrei: Afonso "Bacalhau", Assis "Casca de bala", Valdemar "do pandeiro", Edson "maestro" Morais, Hermes Brandão, "Valdim" de Misael - Que viveram e morreram na banda de música... E hoje são personagens memoráveis desse folclórico conjunto de partituras.

Devemos admitir: o novo sempre vem.

O que fazem esses destemidos senão embelezar as auroras? Em cada dobrado, a devoção à uma cidade... - em respeito e admiração, recíprocos. Quem dera, este concerto acontecesse, todas as vezes, em que pensamos em morrer. Ao ouvir a celebração da existência, não teríamos razões para desistir... Sugeri, interiormente, que a sinfônica parasse, pois meu coração necessitava de um pouco mais daquele regozijo. Lá, rá, lá... Solfejei. Revigorado, os vi dobrarem a esquina, em busca de outra alma infausta.

- Que venha novembro!

Misael Nobrega
Enviado por Misael Nobrega em 03/10/2017
Reeditado em 25/07/2021
Código do texto: T6132165
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.