SEMENTES E VÍCIOS
Há um número incalculável de problemas que pode vir a afetar uma relação, seja ela conjugal ou não.
Porem tudo depende de como recebemos estes problemas em nossas vidas.
A maneira com a qual procuramos solucionar todos eles, para que os mesmos não venham a nos causar sérios danos.
O alcoolismo ou as drogas, por exemplo, é um caso seriíssimo que devemos procurar solucionarmos com o máximo de cuidados possível.
Não tão somente pelo fato de que, o que vão falar ou pensar deste ou daquele individuo, mas a maneira adequada de tentar mostrar ao alcoólatra ou ao drogado, que ele não esta agindo corretamente, que se continuar no vício a tendência é fazer com que ele se afogue cada vez mais, até o ponto de o mesmo não encontrar mais recursos, e com isso perder, além da sua moral, todos os seus valores, espirituais, familiares, materiais e até mesmo sua própria vida.
Não é fácil agir corretamente numa situação dessa natureza, porém, nada é impossível de se resolver.
A pessoa envolvida com o álcool ou qualquer outro tipo de droga deve antes de tudo, reconhecer, que necessita e quer realmente mudar de atitudes e que precisa da ajuda de alguém para sair desta.
Não basta que eu queira para este ou aquele indivíduo alguma coisa ou alguma mudança.
É preciso sim, que ele próprio tenha determinação e desejos de mudanças, e que realmente quer sair do problema em que se encontra.
Uma dica seria tentar um bom diálogo com o indivíduo, quando este se encontrar sóbrio, descansado de corpo e mente, sem estar com pressa ou com fome.
Comece elevando as suas qualidades, suas boas ações, as tantas caridades que este já praticou por inúmeras vezes durante o período em que esteve sem o efeito do álcool ou das drogas.
Seja direto ao alvo, sem querer envolver crianças ou outros membros da família que o possa emocionar-lhe.
As fortes emoções sejam elas, de qualquer natureza, será sempre um argumento para se lembrar da bebida ou das drogas.
Quando estiver falando com alguém, nunca abaixe a cabeça, procure olhar bem dentro dos olhos do que está lhe ouvindo, por mais duro que isso lhe seja.
Assim, você estará lhe demonstrando confiança e respeito, mesmo este sendo um dependente químico.
Mostre que você realmente o ama, com muito carinho e afeto.
Um bom diálogo pode valer mais que um encaminhamento para uma desintoxicação.
Se não der certo da primeira vez, não se afobe e nunca o recrimine por isso, pois nem sempre a primeira vez, será sempre lembrada.
Tente novamente quantas vezes lhe for possível, sempre com carinho, amor e dedicação.
Procure conversar com as pessoas que estão nesta onda terrível, quando elas se encontrarem sóbrias e descansadas, pois nunca devemos nos esquecer de que, aquela pequena fração de segundo a qual nos deixamos levar pelas nossas irritações, muitas vezes banais, seria a grande oportunidade de solucionarmos aquele determinado problema.
Muito embora isso nos pareça difícil e até impossível, não devemos dar por vencidos e lutarmos sempre, pois só assim é que conseguiremos alcançar nossos objetivos.
Há sementes que levam pouquíssimos dias para germinarem e produzirem uma boa folhagem, aflorarem e nos dar seus frutos, e muitas das vezes, estes frutos não nos são tão agradáveis como desejaríamos que fossem.
Há outras, porém, que levam uma eternidade para germinarem, e estas sim, produzem deliciosos frutos.
Não se preocupe com o tempo, esse mesmo, que o homem criou para ter depois de um dia inteiro de trabalho, tempo para descansar.
Lembre se de que, para tudo na vida, tem se sempre um momento certo.
Trabalhe o hoje que é real, pois o ontem jamais voltará e o amanhã será sempre uma incógnita.
Nova Serrana (MG), 30 de julho de 2007.