É melhor prevenir do que remediar!

O animal selvagem leva muito a sério o ditado: “É melhor prevenir do que remediar”! No seu habitat, qualquer atitude espalhafatosa pode produzir danos irreversíveis à sua integridade física, sentenciando-o, inevitavelmente à morte. Por isso, todo o cuidado é pouco. As suas ações são meticulosamente bem planejadas. Não há lugar para o improviso. O erro faz parte do aprendizado, mas errar duas vezes pode ser fatal. A lei da natureza não é piedosa com os fracos, os doentes, os incapacitados, os inexperientes, os desprovidos de habilidades fundamentais, quando o assunto é sobrevivência. No mundo natural, a vida é radical por natureza! Voltando para o mundo dos humanos, percebemos que esse comportamento de autocuidado, tão evidente no mundo animal, vem perdendo espaço. Hoje, dependemos de médicos, farmacêuticos, naturólogos, lavadores, jardineiros, instrutores, redentores, maquiadores, usurpadores, inspetores, instaladores, depiladores, carteiros, blogueiros, borracheiros, adestradores, trambiqueiros, chaveiros, engenheiros, advogados, corretores, pastores, politiqueiros, fofoqueiros, açougueiros, macumbeiros, coveiros, cuidadores, cozinheiros, lixeiros, cabeleireiros, contadores, patrulheiros, vendedores, banqueiros, teólogos, tatuadores, padeiros, sexólogos, sapateiros, bombeiros, salva-vidas. Essa é demais! O humano não tem nem capacidade de cuidar do seu patrimônio fundamental: “A vida”.