Uma Cataluña independente.


                   Para mim, que todos sabem que sou um espanhol, andaluz, fica difícil expor a minha opinião sobre a separação da Cataluña.
                   Apesar de querer que continuem espanhóis, assim como os bascos, entendo que a etnia de um povo deve ser respeitada sempre. A origem dos catalães e dos bascos é diferente  do restante da Espanha, são históricamente diferentes, tem idiomas , origens e gramáticas distintas.
                   O meu nome é daquela região nordeste, apesar de ser um andaluz, de haver nascido no extremo sul do país, isso não importa, não sei se lá no século XII ou XIII alguém pegou a mochila e se aventurou pelo mundo árabe ?!!
                   Hoje, eles estão lutando novamente pela independência, e sei que às vezes o assunto vem à tona, porque sempre vem...e virá ainda até que o movimento separatista crie força, então nascerá um novo país, descendente de povos celtas, e que a Espanha deverá continuar amando e sobretudo respeitando, porque nunca deixarão de ser nossos irmãos. O  catalão é realmente um idioma e não um dialeto , pois tem gramática própria.
                  Estou sendo leal aos meus pais, que tinham um pensamento libertário e democrático, odiavam qualquer tipo de repressão, ditadura ou fascismo, e na hora da janta , às vezes entre patrícios que aqui estavam, falavam do direito sublime da livre  escolha. Como posso pensar o contrário ?
                 Os resultados econômicos não serão dos melhores, mas penso que a identidade de um povo esteja acima dos resultados, pois falamos agora do orgulho, do respeito e da origem.
                 A Espanha, para quem não a conhece é um país lindo, mas montanhoso, pouco povoado, as cidades estão entre montanhas , assim como as plantações, com uma rica faúna, com bosques e rios que a  tornam bela, e assim se fez, pela própria topografia, o que também a tornou singular quanto a cultura do seu povo.
                 Aconteça o que acontecer, sempre amarei e respeitarei o povo catalão , pois lutaram muito contra o fascismo franquista.
               
 
Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 01/10/2017
Reeditado em 02/10/2017
Código do texto: T6130145
Classificação de conteúdo: seguro