Onde a América começou.
 
        No dia 12 de outubro de 1492, Colombo chegou com suas três naus às Bahamas, à ilha de Guanahani no arquipelago das Lucaias, à noroeste de Cuba. A ilha foi avistada perto da meia noite do dia anterior .
        Existem muitos documentos escritos sobre a chegada de Colombo à América, inclusive relatos de bordo do próprio Cristóvão, que chamou a ilha de São Salvador agradecendo à Deus pelas graças obtidas .
         Não pretendo fazer uma narrativa  histórica , a intenção é dizer que tudo tem um ponto de partida, assim como uma longa linha, e cada vez que nos perdemos devemos relembrar as origens, e isso cabe hoje para a relação Cuba e EUA, pois fazem parte da mesma América de Colombo, como filhos do mesmo pai biológico.
          O que veio à seguir são apenas partes da mesma linha que se embaraçou, onde vemos vários nós , as colonizações espanhola e inglesa, tão distintas, as guerras de independência , as explorações , os embargos econômicos e por fim o rompimento, mas continuam sendo frutos da viagem de Colombo, e sempre serão apesar da arrogância e do orgulho.
          O dia 12 de outubro é o dia da Hispanidade, feriado no continente, inclusive no Brasil, que aproveitou a data para  Nossa Senhora de Aparecida, ao meu ver um erro, pois deveriam ter criado uma data específica para ela, e não matar o dia da Hispanidade.
           Alguns dirão: Ah, mas já tem um monte de feriados, como se não curtissem os feriados ?!!! Qualidade de vida no Brasil está em falta, e na verdade temos o mesmo número de feriados de outros países, com pequenas variações. O que acho é que alguns feriados são bobos, como o dia da "Consciência Negra", que é no fundo preconceituoso, e outros que deveriam ser revisados quanto ao sentido, como o 9 de Julho ( Revolução Constitucionalista de 32), embora não pegue todos os Estados.
          A N. Sra de Aparecida é na verdade a Imaculada Conceição, cuja data é comemorada no dia 08 de dezembro, então eu faria aqui o feriado nacional.
          Não sou religioso mas entendo que os países e as cidades tenham uma padroeira, as pessoas precisam ter a sua fé, mas esse é outro tema que qualquer dia abordarei melhor.
         
        PS: A foto em ilustração é a provável praia onde Colombo desembarcou.
        

 
Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 29/09/2017
Reeditado em 29/09/2017
Código do texto: T6128023
Classificação de conteúdo: seguro