VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS

Os jornais têm enfatizado depoimento de professores espancados pelos alunos adolescentes, nas escolas públicas, dentro da classe. Que a cena é deprimente não resta dúvida, principalmente parece que a direção é omissa.

Em tudo isso, não parece que parte da culpa também cabe aos professores? Terão eles formação adequada para enfrentar esses rebeldes? Ou serão tão sensíveis que não podem ser desafiados pelos alunos? Conhecem a Psicologia do adolescente pelo menos? Querem impor a autoridade a todo custo?

Já fui professor. Sempre tratei com respeito os alunos. Nunca os reprovei.

Certa ocasião, ao chegar à escola, avisaram que pai do aluno, furioso, estava me procurando. Ele um grandão, dois metros de altura. Queria saber por que dera conceito Cê em Português ao seu filho. Disse-lhe com toda a calma. Não precisava ficar furioso. Que conceito quer que lhe dê ao seu filho? O senhor é quem manda. Se quiser assistir às aulas fica também a seu critério. Darei as presenças. Ele sem jeito, pediu desculpas e foi embora, dizendo:vou mandá-lo estudar mais.

Num fim do ano letivo, tive o prazer de receber o agradecimento de um aluno. Estava todo eufórico. Disse-me feliz: Única matéria que não fui reprovado. Adivinha, professor. Foi a sua, Português. Obrigado, obrigado. Ele tinha problemas neurológicos. Mas ele passou o Natal feliz, passou.

Yoshikuni
Enviado por Yoshikuni em 28/09/2017
Código do texto: T6127314
Classificação de conteúdo: seguro