Super Size Me

Você já assistiu o filme Super Size Me ? Caso você não tenha assistido, eis a sinopse: Trata-se de um documentário onde o protagonista Morgan Spurlock tem que cumprir uma missão quase impossível, passar um mês se alimentando exclusivamente de produtos vendidos em lojas da rede Mc Donald s, o supra-sumo dos fast-food. Além disso, para o teste ficar mais fidedigno, reduziu a sua atividade física quase a zero. Antes de realizar essa barbárie, foi submetido a um check-up completo e o resultado foi o seguinte: peso normal e saúde boa. Um mês após esse experimento nefasto, estava 11 quilos mais gordo, com disfunção hepática, com sintomas de depressão, com o nível de ácido úrico muito acima do recomendável e, para arrematar, também surgiram problemas de impotência e a sua libido despencou. Acham pouco? Se um mês fez esse estrago, imaginem um ano?

Comer para os humanos passou a ter uma outra conotação. É quase sempre um ato associado ao entretenimento, à moda, ao fechamento de negócios, aos cerimoniais ritualísticos, à celebração de festas populares, enfim, todo encontro nosso tem que envolver comida. É permitido comer o que queremos, na hora que queremos, na quantidade que queremos. Eis a fórmula da engorda! Mais uma vez, a conduta animal vem nos ensinar. Você sabia que o beija-flor precisa se alimentar a cada 2 horas para não morrer, e ingere por dia alguma coisa perto de 50 vezes o seu peso em comida? Como é possível comer tanto e ser tão esbelto e elegante? A questão é de simples matemática. Para se alimentar ele paira no ar. Imaginem a quantidade de energia dispendida para fazer essa proeza? Resumindo, quem gosta de comer como um rei, precisa adotar um estilo de vida espartana. Se você é um glutão e não é amante do movimento, os seus dias de bonança estão contados. Comer, comer, comer é o melhor para poder morrer.

No meu entendimento, o alimento é tão sagrado que deveria ser o décimo primeiro mandamento: “Faça uso do teu alimento com retidão e não cometas desperdício, pois o alimento é o mistério sacramental da vida". Os nossos ancestrais desprovidos de etiquetas, mas providos de sabedoria, veneravam os alimentos, vendo-os como um ato divino! A alimentação dos humanos ao longo da sua História evolucionária vem sofrendo uma série de transformações, passando do mais natural possível para o mais artificial possível. Não se contente com o mínimo quando o assunto for a saúde do seu corpo. Você precisa dar ordens para o seu coração bater? Você precisa dar ordens para o seu estômago processar o alimento? Você precisa dar ordens para o seu sistema imunológico combater micro-organismos invasores? Percebeu? ele tem autonomia, tem vida própria, é a expressão máxima da perfeição! Ame-o, respeite-o, alimente-o, asseie-o, discipline-o, trate-o com responsabilidade e sabedoria.