HERÓIS QUASE ESQUECIDOS... 7h01min.

Pelas asas da imaginação estamos no começo de 1928 e quem presidia o Brasil era Washington Luiz, quando parte da impressa noticia que dois brasileiros pretendiam se lançar numa arrojada aventura, um era militar* e outro médico*; quando, - não existe “acaso”, um mecânico morando em São Paulo, ficou sabendo pela imprensa dos planos destes dois do Rio de Janeiro, entrando em contato afirmou que eles precisariam de mecânico; prontamente o aceitaram...

Realmente o que eles pretendiam não deixava de ser uma temeridade, sair do Rio de Janeiro até Nova Iorque via terrestre atravessando 15 países das nas três Américas, em dois automóveis Ford modelo T...

Esta odisseia é quase que inacreditável e confessamos que jamais tínhamos lido qualquer coisa sobre este fato, cujo epilogo somente aconteceu em junho de 1937, ou seja, há exatamente 80 anos atrás...*

Esta história até parece ficção, como se fosse criação de um escritor com uma mente privilegiada, mas, aconteceu realmente, pois há provas incontestes desta aventura muito fora dos padrões normais...

O fato que para descrença de muitos houve a viagem entre o Rio de Janeiro e Nova Iorque; em São Paulo conforme fora combinado o mecânico ganhou carona, e foi à peça chave para que esta odisséia chegasse ao seu final quase dez anos depois...

É que tamanho eram os obstáculos encontrados que houve momentos que pensaram em desistir, mas uma força íntima os impulsionavam a prosseguir, os imprevistos da parte mecânica dos dois veículos, precários na época, motor de pouca potência, os imprevistos naturais iram surgindo, mas o mecânico tinha uma mente “iluminada” ia improvisando e os veículos milagrosamente tornavam a funcionar e prosseguir em frente, e no final da viagem por estradas precárias e “outras” que até nem existiam, e que tinha que fazer “picadas” para irem em frente, contando certamente com a solidariedade dos moradores locais, que ficaram simplesmente extasiados com a tamanha coragem dos três ocupantes dos dois carros...

Durante estes inacreditáveis anos, as fotos iam surgindo através deste versátil mecânico que também era fotografo tudo isto se tornou um valioso acervo para dar provas da veracidade desta colossal aventura, culminou em Nova Iorque, foram recebidos pelo Presidente dos Estados Unidos, Franklin Roosevelt, porém o encontro mais marcante foi com Henry Ford, na data que mencionamos acima, ele era um dos homens mais ricos da época, humildemente rogou aos três que deixassem na sua indústria os dois automóveis que seriam regiamente recompensados; eles, porem, educadamente não aceitaram, pois as duas relíquias teriam que voltar para o Brasil...

O retorno foi bem mais fácil, pois voltaram de navio, quando o Presidente do país já era outro Getúlio Dorneles Vargas, que fez a eles uma recepção calorosa, mas não demorou muito caíram no “esquecimento”, porém mais recentemente os fatos ressurgiram, ganhando “vida nova”, para que suas aventuras, fossem novamente valorizadas*; eles não estão mais aqui, mas souberam deixar as marcas de sua presença...7h46min.

Curitiba, 25 de setembro de 2017 – Reflexões do Cotidiano – Saul

*Leônidas Borges de Oliveira Tenente do Exército

*Francisco Lopes da Cruz Médico e observador responsável pelos equipamentos de navegação.

*Mário Favas mecânico e fotografo.

Em 2011 o empresário José Roberto Braga, o Beto Braga, lança o livro: O Brasil Através da Três Américas.

*Ontem na Record (Domingo Espetacular) assistimos uma reportagem sobre este assunto que nos chamou atenção.

*Alguns nomes e datas foram compiladas da Wikipédia.

Em tempo: dedico esta singela crônica ao neto Adriano, que tem uma empresa de fretes, em que está escrito “agilidade é o nosso negócio”. Recentemente saiu de nossa cidade até Recife, com paradas de frete para São Paulo e Rio de Janeiro, terminando em Recife, no prazo de uma semana, (ida e volta) cuja distância foi de “apenas” 3500km...

http://www.mensagensespiritas.xyz

http://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 25/09/2017
Reeditado em 25/09/2017
Código do texto: T6124167
Classificação de conteúdo: seguro