22 anos

Santa Isabel/SP, 21 de setembro de 1995. 10:35h.

São Paulo/SP, 21 de setembro de 2017.

Possivelmente, há 22 anos, a essas horas meus pais estariam indo pro hospital. Eu gostaria de poder voltar no tempo e assistir, como espectador, como foram os preparatórios para a minha chegada.

Hoje é meu aniversário de 22 anos.

De repente sou velho demais pra morrer jovem, acho que não da mais tempo de ser um astro do rock, nem de ser jogador de futebol. Mas quem sabe...

Quando eu era criança, meus pais sempre me disseram pra eu aproveitar aquela fase da vida, que era a melhor de todas, e que quando eu estivesse mais velho, os dias passariam voando.

Nunca botei fé - por querer logo ser mais velho e independente (kkkkkkkk) e por achar que era impossível os dias passarem mais depressa.

Engano meu. Isso aconteceu. Isso acontece.

Todo dia acordo querendo ter oito anos e não acredito que ja passei dos 10, 14, 16, 18...

Todo dia acordo cedo e abotoando os botões da camisa, fico me perguntando o que diabos estou fazendo, ja que são 7:45h e as aulas da escola começam 7h.

Engraçado, agora eu posso acordar um pouco mais tarde e não ando muito contente com isso, porque agora a saída é 17h30, não 12h. Eu preciso bater ponto e não simplesmente esperar o segundo período.

É estranho quando você parece acordar cheio de compromissos e comprometimentos e parece não estar preparado pra isso.

"Ah, mas você esta acabando a faculdade aos 22"

Grande coisa.

De fato, é. Porque ninguém sabe a luta que foi, que está sendo.

Então, to acabando mesmo, mas sinceramente, nem sei o que vou fazer da vida depois disso. E não vejo problema nenhum nisso.

Um conselho aos mais jovens (ou aos da mesma idade/mais velhos que estejam aborrecidos por não estarem cursando ou não terem graduação): não se preocupem com isso. A vida é muito mais que um diploma de faculdade, que um título de mestre ou doutor.

As pessoas mais incríveis e sábias que conheci na vida mal tinham o primeiro grau completo.

Sucesso também não está atrelado à isso, muito menos a dinheiro.

Sucesso pra mim é bem estar, felicidade, empatia, simpatia e a cerveja gelada de sexta feira, depois do expediente. Um gol aos 45 do segundo tempo (do seu time, claro), um abraço apertado depois da saudade...

Digo e repito: ninguém tem a receita da felicidade. Ninguém.

Nem a pessoa 'mais bem sucedida' do mundo. Seja lá o que "bem sucedido" queira dizer. Pra mim tem um significado bastante singular.

Embora eu não tenha muita grana na minha conta, pelas minhas contas todas as pessoas que passaram pela minha vida me enriqueceram de alguma maneira. E acredito que também depositei alguma coisa na vida daquelas pessoas que estiveram ao meu lado em algum momento. Sou grato e feliz por isso.

A jornada até aqui poderia ter sido diferente, mas as escolhas - boas ou ruins - que eu fiz me trouxeram até aqui e eu me orgulho disso, seja lá o que isso significa pra vocês. Já fiz muitas cagadas na vida, mas posso colocar a cabeça no travesseiro e dormir tranquilo, porque nunca precisei prejudicar e nem tirar nada de ninguém. Pelo contrário, inclusive. Sempre que ao meu alcance, ajudo quem for, no que preciso for.

Obrigado a todos que passaram pela minha vida, aos que já se foram, aos que aparecerão, aos que já estão, aos que irão embora e aos que ficarão.

Obrigado minha família, namorada e amigos.

Todos vocês ajudaram a formar uma pessoa - que acredito eu - do bem.

Eu nunca fui muito fã de aniversários, afinal de contas ninguém curte ficar velho. Mas ver o tempo passar está sendo uma experiência bem bacana pra mim.

Vi meu pai ficar de cabelos (os que sobraram, obviamente) quase brancos, minha mãe aumentar as visitas ao salão de beleza, minha irmã voar profissionalmente e constituir uma família, meu irmão ter aula com uma professora que deu aula pra mim, três de meus avós partirem... mas graças a Deus terei a oportunidade mostrar pra minha vó Nadir meu diploma da faculdade, assim como tive a oportunidade de dizer e contar minhas primeiras vitórias. E também os deslizes, faz parte. É confortante.

Agradecer as oportunidades que a gente tem é mais importante que lamentar as perdidas.

Também vi amigos se encherem de tatuagem, encherem o rabo de cachaça, barba na cara, acabarem a faculdade, terem filhos e conseguirem o primeiro emprego. Não necessariamente nessa ordem.

Enfim, nunca reparei muito nessas datas, mas esse ano merece.

Alguma coisa me fez lembrar que valorizar nossas conquistas e também nossas derrotas é importante. Faz com que a gente cresça e valorize o que perdemos e conquistamos até aqui. Porque o fracasso e a glória aparecem facilmente. O caminho que foi trilhado não.

Esse ano tá sendo foda. Foi um ano de muitas dúvidas, incertezas e frio na barriga. De duvidar da minha própria capacidade e dar a volta por cima depois. Afinal de contas, as vezes é preciso dar um passo atrás pra poder dar dois pra frente.

A vida é isso aí!

Parabéns à todos e inclusive 'parabéns especial' pra mim.

Hoje é meu aniversário e tudo o que eu mais quero é um abraço de quem eu gosto, uma cerveja gelada e que chegue logo 21h porque hoje tem The Who! (E esse foi o melhor presente que eu poderia me dar, vlw flw) 🤘🏻

Paz e bem. Sempre!