Esse é dez

Esse é dez

A melhor explicação para a corrupção brasileira, um furacão de magnitude dez. Nos Estados Unidos os caras acham cinco, grande coisa, é nada. O Katrina passou por lá, alguns anos atrás e fez um estraguinho de nada. Quê….??????? Coisa pouca sim. Uns poucos anos depois, eles já estavam com tudo arrumado.

No Brasil, as coisas começam como um vento leve, sem pretensão alguma. Anos mais tarde, tá tão descontrolado, que as pessoas trocariam o Irma, magnitude cinco, rindo por uma lava jato.

Tudo começou, segundo historiadores, na carta de Pero Vaz de Caminha, a realeza portuguesa, que dizia sobre a nova terra encontrada. Depois de muito blá blá blá, este pede uma ajuda, um cargo para um parente. E assim começou no Brasil a corrupção. E assim de um emprego aqui, de um título de conde ali, a coisa desandou.

Jorgina de Freitas, fraldando o INSS, achamos grande coisa. Anões do orçamento, mais alguns milhões. “Os sortudos”, ganham tanto na mega sena, que olha, João Alves ficou café pequeno. A grana que nos foi levada, em obras inacabadas, coisa de maluco. Essas olimpíadas e copa do mundo, coisa de doido, quanto desvios. Tem obras ainda inacabadas. Umas necessitam de adendos, outras já podem ser demolidas, estão caindo sozinhas. Aquele velódromo no Rio, sacanagem é fichinha. Parece até coisa de maluco. Antes das olimpíadas, todos queriam seus nomes, as placas de inauguração. Depois delas, ninguém quer nem saber daquele elefante branco. Quem assumir a paternidade, deve manter a conta de luz, todo mundo deu no pé. O povo, foi salvo por um incêndio providencial. Queimou o piso, desliga o ar-condicionado, assim a conta do ar não precisa mais ser paga.

Os estádios, a estação de VLT, aeroportos, tudo come a grana e nada para o povo.

Daqui a uns dois anos, tudo que foi erradicado pelo Irma, estará com cara nova. Casas reconstruídas, ruas asfaltadas, escolas públicas funcionando, iluminação, os estragos serão arrumados.

No Brasil, daqui a dois anos, as pessoas que fazem toda essa Piiiiii, com a população, serão reeleitas. Assim, continuam a assolar este país.

Felizes os americanos, por suas tragédias naturais. Não há por que se culparem. Simplesmente acontecem. Se organizam e se refazem.

No Brasil, de quatro em quatro anos, reelegemos tragédias. Nos reorganizamos e refazemos tragédias.

Paulo Cesar

Paulo Cesar Santos
Enviado por Paulo Cesar Santos em 16/09/2017
Código do texto: T6115688
Classificação de conteúdo: seguro