PONDO OS PINGOS NOS IS: ESTADISTAS, POLÍTICOS E POLITIQUEIROS. 16h42min.

Bem sabemos que é, podemos assim afirmar, que no atual momento não deixa de ser desgastante escrever alguma coisa sobre a privilegiada classe política; com raras exceções estão “desgastados”, o que induz a maioria do povo ficar “descrentes” com “eles”...

E, não poderia ser diferente, ontem, os que tiveram a paciência de ver, um ex presidente, ser inquirido pelo Juiz Moro, quanto à questão de sua HONESTIDADE, que convenhamos não deixa de ser algo deprimente, visto que quem teve o privilégio de ocupar o cargo máximo na política por dois mandatos e ainda indicar uma presidente eleita pelo voto popular, por duas vezes, que aconteceu em face de sua capacidade de persuasão e convencimento; ao “vender” a idéia que aqui era país das maravilhas, e que tudo estava bem...

Porém, havia um senão a aparente “prosperidade” em quase todos os seguimentos da sociedade, foi em função de uma monumental divida pública, que hoje acabamos melhor compreendendo, não se pode ter uma economia com sustentabilidade baseada em recursos, de capitais exploratórios; o pagamento desta crescente divida público; (perto de três trilhões e 500 bilhões de reais) os ônus destes juros estão fazendo falta a Saúde, Educação etc...

De nossa também estamos cansados, de ouvir a citação da palavra propina, por parte da grande maioria dos políticos, (em que todos eles sem exceção afirmam “inocência”.) em que para eles todos os fins justificam os meios, desde que aumentem os seus ganhos, esquecidos que quando “forem” nada levarão, a não ser a triste memória, com amargos arrependimentos para lado de “lá”, pois, menosprezaram e não valorizam os “talentos”, outorgados pelo Supremo Criador... 17h05min.

Secundo o nosso dicionário:

*Estadista, s. 2 gên. Pessoa versada em política. (Podemos afirmar que em nosso país são raros os ESTADISTAS.)

*Político adj. Relativo aos negócios públicos; que se ocupa de política; delicado (fig.) Astuto; s.m. o que trata de política ; estadista; (depreciativo.) Politiqueiro.

*Politiqueiro, adj. s.m. (depreciativo) Diz-se do indivíduo que se ocupa muito da política; partidária; o mesmo que policante; diz-se de indivíduo que, em política, emprega processos menos corretos, faz politicalha; o mesmo que politicalhão, politicolho, politicastro, politiquete, politiquelho. Lamentavelmente a grande maioria dos nossos políticos, se enquadram nesta última definição: Politiqueiro...

Curitiba, 14 de setembro de 2017 – Reflexões do Cotidiano – Saul

http://www.mensagensespiritas.xyz

http://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 14/09/2017
Código do texto: T6114152
Classificação de conteúdo: seguro