Assim ou ...nem tanto.109

A alma

É uma alma diferente, cheia de esquinas e dedos, de caminhos, lugares inóspitos, de gente perdida que apareceu e ficou como se aquela alma fosse sua. Há quem se instale num lugar qualquer e ache que está em casa. A alma de que falo é assim. Fica onde calha, onde quer. Fica muitas vezes sem pensar ou só porque achou que podia, achou que lhe apetecia, por intuir ser dali. Somos de todos os lugares que amamos e só amamos os lugares que nos completam, que nos trazem, inteira, a vontade de ser.

É, por certo, a alma de um poeta, disse o pensamento logo refutado por outra ideia. Conheço poetas que não são tão abrangentes, tão liberais, tão dúcteis. É, seguramente, a alma de alguém acostumado a experiências boas e más, alguém que se torrou na viagem ou, no polo oposto, foi nela amadurecendo até chegar habilitado a funcionar bem em todos os lugares do coração alheio.

Isso já não sei, disse a alma diferente, cheia de esquinas e dedos, de lugares inóspitos, de gente perdida que apareceu e ficou como se aquela alma fosse sua. Não sei pormenores mas percebi que sou coisa de Deus. Soprou-me esta e pedir-me-á a devolução no tempo certo, quando já não for importante vestir seda e sim despir-me de toda a seda.

Edgardo Xavier
Enviado por Edgardo Xavier em 14/09/2017
Código do texto: T6113752
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.