A vida não é feita só de elogios

Eu me preocupo quando recebo só elogios. Verdade! Nós aprendemos é com as imperfeições, com as quedas, com o "por fazer". Todas as vezes em que eu era avaliada no serviço, apareciam os elogios e eu perguntava: "Tá bom. E aí? Em que preciso melhorar?"

Quando se recebem muitos elogios, não se aprende a cair. É estranho dizer isso, é estranho ler isso, mas é verdade.

Na verdade, a gente cai, mas se erguer novamente dói mais.

Acho que os elogios que recebi não me ajudaram a sacudir a poeira, dar a volta por cima, pois achava que era imbatível, impenetrável, indestrutível!

Mas aí veio a tristeza, a depressão, a queda, o sofrimento profundo, e aqueles que me elogiaram acreditavam que eu me ergueria rapidamente. Ledo engano. Às vezes, é necessário fingir, ser como o palhaço do circo que faz a todos rir e volta pra casa e toma um porre porque a vida não é isso aí.

Queria mesmo receber mais críticas, mais pontos de melhorias, como se diz agora na gestão moderna das empresas. Quero ouvir dos amigos sinceridades, sobre meus atos, sobre meus livros... Só assim saberei que sou vulnerável, humana, que posso me machucar e encontrar saídas para a derrota.

Eu levo este sorriso sim e continuarei estampando o melhor que há em mim por aí. Mas, saibam, eu erro, eu tropeço, eu bato a cara na lama.

Estou viva e em construção sempre!