Coisa de mexicano.

               Tenho um amigo mexicano que se chama Fernando, e há pouco tempo que está no Brasil , onde reside a sua filha.
                Dias destes esteve em casa conversando, em espanhol é claro, pois ainda não sabe bem o português, só entende um pouco, e entre um papo e outro falamos de comidas típicas, nem sei bem porque o assunto veio " a baila", mas amigos falam de tudo.
               Fernando me disse que lá no México se come o "chapulín", então lhe perguntei o que era, pois nós (espanhóis) não o conhecemos, temos outros hábitos e às vezes outros substantivos. Me lembrei do personagem do Chaves; " O Chapulín colorado" ( assim se escreve ), mas não conduzi a conversa . Ele me disse que era um bichinho que saltava, então lhe perguntei se era como um "saltamonte" ( gafanhoto), ou como um "grillo" ( grilo), e me disse que sim.
               Uma caneca de "chapulín" torradinho e salgado custa 20 pesos, algo como r$ 2,50 cada 200g, e se vende nas ruas, nos estádios de futebol, como se fosse amendoim,é muito popular, me disse que era muito bom.
               Agora relaciono o personagem com aquelas anteninhas e aquela roupinha de "gafanhoto" vermelhinho, sempre pulando ,"porque así son los chapulines ", são os gafanhotos do milho.
              Cada dia aprendo alguma coisa à mais, mesmo que seja algo engraçado sobre a cultura de outros países.
Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 11/09/2017
Reeditado em 11/09/2017
Código do texto: T6110677
Classificação de conteúdo: seguro