A natureza é sábia

Não é preciso ser nenhum Nostradamus para concluir que a espécie humana corre o risco de se extinguir da face da terra. Eu acredito que o planeta irá sobreviver ao "maior dos parasitas planetário" por um único motivo: a inteligência do homem não é páreo para a suprema sabedoria de Deus.

A natureza é sábia, os seus fundamentos foram alicerçados em função de milhões e milhões de anos. O tempo da adolescência já passou, encontra-se na idade madura. É uma verdadeira anciã, e como tal, é um poço inesgotável de conhecimento e experiência. Por outro lado, a bagagem do homem comparada à bagagem da natureza, ainda, encontra-se na fase de concepção. Ou seja, é um projeto de vida. É muito atrevimento e ignorância dessa criatura questionar bases tão sólidas que alicerçam o fruto da nossa existência.

Já atingimos a marca de sete bilhões de pessoas. Mais humanos significa menos território para as demais espécies, menos áreas verdes, menos diversidade, menos água potável disponível, enfim, menos esperança para o planeta. O humano precisa assumir a sua responsabilidade. Precisa deixar de ser um exterminador voraz e passar a ser um guardião contumaz da sua singular moradia. Basta de desculpas! A mão que destrói, que mata, que agride, também pode, construir, gerar vida, dar esperança.

O reinado do homem na terra é uma ilusão. A natureza não depende da engenhosidade humana para reverter o processo de destruição e caos instalado em função de sua breve estadia terrena. Esta espécie é tão insignificante que a sua extinção em massa não representaria, absolutamente, nenhum impacto na saúde do planeta Terra. A natureza pode, com o tempo, transformar um lugar irreparavelmente inóspito em um verdadeiro Jardim do Éden. Nada pode impedir que ela cumpra o seu legado sagrado:” A Mantenedora da vida”.

A supremacia da espécie humana tem sido conquistada com o derramamento de sangue de inocentes criaturas. Os mártires da natureza um dia serão vingados, o legado de nossos ancestrais virá à tona, e a sabedoria irá destronar a razão.