PAISAGENS-PARTE II

Não apenas paisagista. Existe a expressão “comer com os olhos”, traduzida como admirar - ver com os olhos físicos - e devorar com os olhos da alma. Desejar uma mulher, por exemplo, e imaginá-la na intimidade sexual. Pois ROBERTO BURLE MARX, artista completo, amava a vida e a beleza.. da boa mesa. Porque o brilhantíssimo artista, rei da paisagem verde, era também um gourmet e grande anfitrião que, junto com o cozinheiro oficial, super amigo, criava pratos... em sociedade culinária. Tudo com brasilidade, mas até uma galinha assada recebia como tempero um vinho de excelente qualidade, vejam só! De repente, essa memória esse registro oficial no livro “À mesa com Burle Marx”, organizado por Cláudia Pinheiro e Cecília Modesto. Juntos, eles viajavam pelo mundo caçando ingredientes novos, experimentados depois numa cozinha onde era até permitido ser curioso... e errar. Na arte criativa, RBM estudava cor, intensidade e luminosidade - sem fórmula fixa, inventar sempre. E cozinhar é também uma arte. Sortudos os amigos convidados para banquetes no sítio! E mesa muito bem decorada: toalhas pintadas à mão pelo dono da casa, exuberantes arranjos de frutas-flores-sementes e penas de ave. No livro com muitas fotos ilustrativas, 60 receitas versáteis: raiz forte e alcaparras no bacalhau fresco, sopa de aspargo com anis-estrela e vinho, dentão (peixe marinho, o vermelho) assado com camarão croquete de camarão......... E pitangomangolotango, quem pelo menos já ouviu falar? Super neologismo. Bebida que misturava um quilo de pitanga madura, água, vinho tinto e um mínimo de açúcar. Monet em Giverny, Roberto em Barra de Guaratiba.

Impressionante a necessidade e a curiosidade desse brasileiro em conhecer, aprender qualquer coisa cada vez mais. Para ele, a harmonia estava onde não há simetria - diferentes se juntando. Concordo plenamente. Dois iguais juntos eram monotonia e rotina, sem surpresa, nunca. Marido e mulher do mesmo signo astral. Sem divergências nunca? Divórcio por compatibilidade de gênios (absurdice pra lá de absurda!): dois corpos, uma única personalidade. Áries e Áries, dois Lina reta previsíveis,iguais,ou Gêmeos e Gêmeos, dois corpos imprevisíveis, porém iguais. Bah!!!.........

--------------------------------------------------------------------

FONTE:

“Muito além do jardim” - Rio, jornal O GLOBO, 27/12/08.

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 10/09/2017
Código do texto: T6109801
Classificação de conteúdo: seguro