PAISAGENS-PARTE III

Meio do mato, claro que tem palmeiras e sabiás cantantes, só não tem o poeta GONÇALVES DIAS ou o musicista FRANCISCO. Mas que é um lugar lindo, é! Terreno de 200 mil m2, com 100 mil palmeiras de espécies diferentes... ah, e ainda um lago com peixes. Endereço deste paraíso terrestre? Horto das Palmeiras, lha de Guaratiba, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Tem “peças” do Sri Lanka, da ndia, de Madagascar... plantadas e vistas no Aterro do Flamengo, ali entre o MAM e o Monumento dos Pracinhas, na Lagoa, em muitos lugares... Floriu, morreu, imediata reposição. A especialidade são as palmeiras, embora com indicação de coqueiros espalhados na orla carioca, Istoé, nas praias. O horto que cultiva e vende plantas, está também aberto para visitação pública (botânicos, biólogos, paisagistas... e pessoas ditas “comuns”) de segunda a sábado, parte do passeio podendo ser feita num carrinho de golfe com monitor, e inclui visitar uma estufa e uma trilha, palmeiras cobertas e protegidas por mangueiras. Curiosa atração é a plaquinha com nome de mulher no eetal que dá muitas sementes; ‘...vacas leiteiras’! Entusiasmo do proprietário, sem ofensa...

Este paraíso verde foi criado por MOYSES ABTIBOL, advogado que largou o ramo imobiliário e resolveu... viver... um terreno indenizatório da empresa fechada onde era diretor. Espantou a mosquitada, plantou coqueiros. Comprou livros internacionais e seapaixonou pelas palmeiras (Brasil, maior número de espécies do planeta), investimento inicial, depois também com as estrangeiras. Todos os tipos e tamanhos para todos os bolsos... e bolsas. Um grande (duplo sentido mesmo) jardim botânico.

----------------------------------------------------------------------------

FONTE:

“Jardim secreto” - Rio, Revista O GLOBO, 4/4/10.

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 10/09/2017
Código do texto: T6109799
Classificação de conteúdo: seguro