O CENTENÁRIO DO VELHO GUERREIRO

A “Globo” exibiu ontem um especial em homenagem ao centenário do nascimento de Abelardo Barbosa, cujo nome artístico era “Chacrinha, o Velho Guerreiro”, nascido em Surubim/PE aos 30/09/1917.

“Chacrinha” foi um famoso animador de programas de auditório, repleto de atrações, desde as suas famosas “chacretes”, entre elas, Rita Cadillac, Índia Amazonense, Fátima Boa Viagem, Suely Pingo de Ouro, Fernanda Terremoto, Cristina Azul, Marlene e Gracinha Copacabana.

Seu ultimo programa na “Globo” foi ao ar em 02/07/1988 e desde então os domingos ficaram mais tristes, sem a figura folclórica e gaiata do apresentador, das suas “chacretes” e dos seus convidados.

O “Velho Guerreiro” foi interpretado pelo ator Stepan Nercessian, com ótima caracterização e brilhante desempenho. Ele chamou o seu primeiro convidado ao palco, nada mais, nada menos do que o “Rei, Roberto Carlos”, o qual abriu o “show” com a sua categoria de sempre.

A seguir veio a “Rainha da Sofrência”, Marília Mendonça, depois Ney Matogrosso, Otaviano Costa, Tom Cavalcanti e o baiano Luiz Caldas. O animador continuava elétrico e soltando alguns dos seus bordões famosos, como “Quem não comunica se trumbica”, “Alô, alô, Terezinha!”, “Vai para o trono ou não vai?”, “Cheguei, baixei, saravei”, entre outros.

Em seguida, apresentou-se Fábio Junior, Evandro Mesquita (“Blitz”), Sidney Magal, Alcione “Marron”, Anita (funkeira) e a baiana Ivete Sangalo. As chacretes rebolavam no palco, todas lindas, maravilhosas.

Atuaram como jurados, Luciano Hulk e sua Angélica, Gloria Maria, Regina Casé, Fernanda Lima, André Marques, Ana Maria Braga, Tiago Leifert, Marcelo Adnet e Marcius Melhem.

Não faltou nem o bacalhau seco (oferta das “Casas da Banha”, patrocinadora do programa, na época), sendo que algumas peças foram jogadas ao auditório (“Quem quer comer o bacalhau da Ivete Sangalo?” - berrava o “Chacrinha”), disputadas entre tapas pela moçada, aos gritos e empurrões.

Foi desse jeito, queridos amigos, colegas e leitores!...

-o-o-o-o-o-

B.Hte., 07/09/17

RobertoRego
Enviado por RobertoRego em 07/09/2017
Reeditado em 11/09/2017
Código do texto: T6107302
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.