Os que servem,e aqueles que não sabem ser servidos.
Infelizmente neste mundo em que vivemos,aqueles que vivem,porquanto grandes franjas da sociedade não vivem,andam por aí.Julgam-se superiores.
Esquecendo,os lugares de onde vieram.O carinho com que foram tratados, pobre casebre, ou o mais sumptuoso palácio, o carinho foi sempre mesmo, de um lado aquele carinho sem vaidade, carregado de amor,de outro com a sunptuosidade que a abundância permitia e exigia. Mas era carinho. Era carinho daqueles que serviam.
Passavam os anos. Aquelas crianças que nasceram em berço d'ouro raramente o faziam viver. As crianças não lhes importava o estatuto-Eram simplesmente crianças. Brincavam como outras crianças, não havia entre eles a diferença de nascimento.
Havia a nobreza simples dos simples.Muito raramente estes conceitos desapareciam.
Mantinham-se pela vida fora,mantendo sempre as diferenças materias, mas não as da alma,aquela em que foram alimentados sonhos de criança.Esses ninguém os poderia destruir-
Mas os tempos mudam,ou fizeram com que mudassem.
A sociedade deixou ter ter a nobreza da alma que tinha. deixou de ter alma. O materialismo instalou-se.A Alma simples materializou-se. Desumanizou-se
Aqueles que antes serviram por mérito próprio, são servidos. Mas servidão não quer dizer escravidão. E é disso que se fala. Trata-se quem serve, como se seres inúteis que fossem.
O falso esquecimento do lugar de onde se vem,nunca pode servir para elevação do lugar onde pretensamente se está só porque as circunstancias mudaram" como dizia Camões"Todo mundo é composto de mudança"
O respeito por aqueles que servem, outros que também serviram, nunca deveria servir para apoucar aqueles que servem.Nem todos podem ser servidos,sempre haverá quem serve,mas nunca devemos descer o degrau do insulto, porque embora o não seja no verdadeiro termo da palavra,o é no tom em que se usa.
Não é desgraça ser pobre! Desgraça é não saber ser rico.Se defacto se é, ou supostamente se acredita que seja.
Nunca se perca o respeito por quem serve.Valorizando quem serve, valoriza-se quem é servido. É difícil a estrada que leva ao cume. Mas não se deve esquecer que com o tempo os degraus apodrecem. E os que verdadeiramente serviram com fé com respeito,com educação, não têm receio algum do apodrecimento dos degraus que subiram aqueles que serviram,e não sabem ser servidos.