O Romance do Vento

Sempre que ele nos visita lembro do romance O Morro dos Ventos Uivantes que li quando era adolescente.
Espalhafatoso e aparecido ele se faz sentir e ouvir vindo de longe, muito longe. Vem pampeiro, voluntarioso e cheio de rompante.
Estamos acostumados com a sinfonia dele que odeia obstáculos e em sua fúria peregrina quase sempre canta ou então geme, em pura algazarra. Às vezes, limpa o que está sujo, em outras, suja o que está limpo como se fosse um milhão de cavaleiros alados espalhados pelo ar varrendo e dispersando tudo o que vem pela frente. Seu assobio quase humano enregela até os ossos e o mistério do romance que não entendi muito bem quando da primeira vez que o li, agora faz sentido, pois era um mau agouro que fazia trilha sonora para a angustia das personagens presas a convenções sociais inflexíveis onde não cabia discussão nem diálogo.
Abro, ao menos, uma fresta da janela para deixá-lo entrar, com medo de sentir aquela soturna claustrofobia que acompanha o romance do início ao fim. Aqui também temos um caso conturbado de amor e ódio com ele.
Adoramos quando chega, manso, num final de tarde de um dia caloroso de verão trazendo frescor, mas odiamos quando aparece com chuva fina e fria pegando pescadores desavisados em alto mar e provocando acidentes, prejuízos e tristezas.
Ele é perigoso, mas faz parte da família, do cotidiano, da vida. Parece um filho birrento que, às vezes vai embora devagarinho como se quisesse ficar mais um pouco e de repente, sai de supetão, zangado com todos, deixando ameaças, prometendo voltar a qualquer momento.
Como uma entidade endemoniada ele incorpora na imensidão e o cumprimentamos triplamente, com respeito e diletantismo.
Para o Cristianismo ele é o sopro do Espírito Santo.
Temos alguns outros, ele não é o único, mas dele é o trono e a coroa e a gente o reverencia na sua essência de vento. O vento sul, pois eu moro no sul do mundo...ou quase lá.
 
Roseli Schutel
Enviado por Roseli Schutel em 03/09/2017
Reeditado em 17/09/2017
Código do texto: T6103762
Classificação de conteúdo: seguro