AMIGOS

Possuía muitos amigos. Todo fim de semana sua casa estava lotada. Pessoas de todos os lugares vinham compartilhar dessa alegria. Faziam churrasco, comiam a celebravam a vida. Sempre se ouvia dizer: nunca vi tanta gente nessa casa. Como são fartos. Quanta alegria.

Realmente a mesa era farta. Variedade de doces, biscoitos e carnes.

O tempo passou. Chegaram as dificuldades. A doença foi acometendo a família.

Primeiro a esposa. Teve graves problemas que foi impossibilitando o trabalho diário. Os amigos começaram a rarear. Já não se via a casa tão cheia. A mesa já não estava tão farta de quitanda caseira. Em muitas ocasiões havia até dificuldade de encontrar alguém que pudesse ajudar nos afazeres domésticos ou mesmo no cuidado com a acamada, sim ficou acamada por muitos anos. Um dia veio a falecer.

A família compareceu. Vieram uns poucos amigos. Trouxeram os pêsames mas não puderam ficar por muito tempo. Estavam muito ocupados.

Ficou sozinho. Começou a perceber que a vida era solidão. Mas, não se deixou abater. Saia sempre que possível. Ainda insistia nos amigos. Priorizava uma boa farra e um momento em comunidade.

Foi também acometido por uma doença grave. Passou um longo período precisando de ajuda e apoio. Onde estavam os amigos? Desapareceram por completo. Por onde andavam aqueles que tanta farra faziam e por tanto tempo se diziam amigos? Ninguém mais deu notícia.

Um dia, também veio a falecer.

A família compareceu. Trouxe os pêsames e deu condolências aos familiares. Pingou uns poucos amigos. Nesse dia a procura pelos amigos foi veemente. Por que não chegavam? As horas foram passando e nada. A hora do enterro se aproximava e nada. O enterro chegou e nada. Passou e nada.

Até agora se pensam por que não vieram. Qual o motivo de terem se distanciado. E a resposta que não quer calar: amigos para as horas boas se encontra em qualquer lugar, mas nos momentos difíceis são peça rara.

NEUZA DRUMOND
Enviado por NEUZA DRUMOND em 02/09/2017
Código do texto: T6102748
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.