“O PETRÓLEO É NOSSO” * E ALGUMAS CONJECTURAS... 11h48min.

Aqui as temperaturas seguem amenas, até parece que o inverno já foi “embora”; as belíssimas folhas do ypê já “apareceram” e, em breve caíram nas ruas de nossa cidade fazendo um “tapete” de pétalas amarelas, que não deixa de ser uma prova inequívoca que a Natureza “obedece” um Planejamento Divino, independente de nossa vontade...

Pela manhã, casualmente ouvimos na rádio CBN, uma entrevista com atual presidente da Petrobras, Pedro Parente, comentando que encontrou a Estatal, numa situação deveras preocupante, com uma monumental dívida, - com certeza se fosse uma empresa particular seria decretada sua falência, palavras nossas. – para efeito de comparação, afirmou que a divida da Estatal, era igual à de todos os Estados da Federação, com exceção de São Paulo, mas se for colocado nesta comparação é semelhante a 70 da dívida dos Estados...

Os valores do déficit atingem CR$130 bilhões, - que convenhamos é um valor surpreendente, o que é pior, “movidos” pela corrupção. – em razão disto foi adotada uma política de atualização de preços mensais, para mais ou para menos, “obedecente” os preços mundiais; mas ultimamente decidiram rever os preços diariamente...

De nossa parte, achamos que algo absurdo, não se pode “refazer a caixa” da Estatal por anos de improbidades administrativas; o povo brasileiro não tem a mínima culpa destes desmandos, provocado nestes últimos 13 anos, em que o PT, esteve comandando o país...

... Recuemos no tempo, houve uma época em que o petróleo era importado; figuras eminentes afirmavam que em nosso país havia o “ouro negro”, e o escritor paulista Monteiro Lobato, foi uma figura de destaque. Em 1953, por um decreto do então Presidente Vargas, criou a Petrobras, para euforia do povo brasileiro, com o tempo não mais dependeríamos do petróleo importado, pois o nosso solo o continha em abundancia...

Depois disto muitas décadas se passaram, a Estatal se tornou uma das maiores indústrias deste complexo seguimento, entretanto sempre teve a “influencia” política em sua gestão, e o que pior se tornou um “esquema”, da maior corrupção do Planeta, e no final quem está pagando esta conta é sofrido povo brasileiro...

Mais recentemente surgiu o Pré-Sal, em que até ouve briga dos Estados para a divisão dos lucros; que seria a salvação da pátria nestes dias difíceis, o preço do barril do petróleo caiu a níveis jamais imaginados, - 30 dólares – que não tornava lucrativo extraí-lo das profundezas do mar...

Enquanto isto o sofrido povo, vai pagando esta conta, por todos estes tipos de desmandos, pois o mais coerente seria a Estatal, suprir o consumo interno, com preços justos, que ajudariam até no desenvolvimento do país, acompanhar os preços do mercado externo no caso da exportação do excedente de produção, mas trazê-los diariamente com preços menores ou maiores, é algo que achamos incoerente: qual o salário mínimo de um trabalhador americano, cerca de um mil e duzentos dólares... Quanto ao nosso não passa de 300...

Um bom domingo aos nossos prezados leitores (as) 12h37min.

*O Petróleo é Nosso, é título de um livro que fez muito sucesso nos anos 50, não nos recordamos do nome do autor, pois quem já com 75 anos a memória não é mesma... Curitiba, 02 de setembro de 2017- Reflexões do Cotidiano – Saul http://www.mensagensespiritas.xyz http://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimernan

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 02/09/2017
Código do texto: T6102326
Classificação de conteúdo: seguro