LUZ NO FIM DO TÚNEL?

Os dias não estão sendo fáceis para ninguém, a cada novo dia, nos deparamos com uma nova e desagradável notícia, geralmente oriunda dos meios políticos. Dizem, os nossos políticos, que vivemos em uma democracia, mas aí eu pergunto. Onde está essa tal democracia? Procurando por uma definição bem técnica para o termo, que seria mais ou menos essa:

" Democracia é, um regime de governo em que todas as importantes decisões políticas estão com o povo, que elegem seus representantes por meio do voto. É um regime de governo que pode existir no sistema presidencialista, onde o presidente é o maior representante do povo, ou no sistema parlamentarista, onde existe o presidente eleito pelo povo e o primeiro ministro que toma as principais decisões políticas."

O poder vem do povo para o povo, e é o povo quem elege aqueles que o representará nessa democracia, para criarem leis e tudo quando for de benefício para aqueles que o elegeu, ou seja, criar condições que garantam no mínimo os direitos básicos para o povo. Como educação de qualidade, saúde, e segurança. Essas três coisas são os pilares básicos de toda sociedade, todos, em qualquer lugar do Brasil, de norte a sul, de leste a oeste, tem direito a excelência nessas três áreas.

Mas essa não é a realidade, não é o que realmente está acontecendo, muito pelo contrário, o povo está sendo esquecido e ignorado, de forma que, a cada novo dia, vemos os nossos direitos básicos minguarem. Enquanto os políticos, supostos representantes do povo, na verdade são representantes deles mesmos, de suas vontades e luxo, gastando ilimitadamente para o próprio deleite.

Vejam que, enquanto os políticos têm direito auxílio saúde e tantos outros auxílios ilimitados, nós, o povo, temos que enfrentar filas enormes em hospitais públicos, com péssimo atendimento, falta de leitos, falta de medicamentos e tudo mais que você puder imaginar. Sem dizer na segurança precária, que a cada dia fica cada vez pior, e a culpa meus amigos, não é dos policiais, quero nesta crônica, externar minha sincera admiração com esses que são, verdadeiros heróis, arriscam a vida para nos defender desses bandidos, e do próprio sistema ineficiente, que hoje prende o bandido e amanhã o solta novamente, e os policiais acabam por virarem alvo na alça de mira desses canalhas. O que fazer diante de uma situação cada vez mais preocupante?

Talvez a solução esteja em nossas mãos, em nossas atitudes. Deveríamos de sermos mais ativos politicamente, não no sentido de tornarmos políticos também, mas no sentido de atentarmos para o que está acontecendo no plenário, e em tudo quanto está sendo feito. Temos que exercer o nosso direito, em cobrar os nossos representantes para aquilo que eles deveriam de fazer de verdade. Enquanto continuarmos tímidos, seremos cada vez mais massacrados, mas se acordarmos, se cobrarmos com responsabilidade os nossos direitos, se fizermos isso, certamente que a coisa vai mudar. Entretanto, como eu, muitos já não enxergam uma luz no fim desse túnel.

Tiago Macedo Pena
Enviado por Tiago Macedo Pena em 02/09/2017
Código do texto: T6102283
Classificação de conteúdo: seguro