O Beijo Teatral
 
Barbacena vai saindo de seu provincianismo e deixando de ser uma comunidade fechada: abre-se como um botão de rosa – flor que representa a municipalidade.
 
Importante para isto são as novas gerações que trazem propostas culturais e artísticas: destaca-se o teatro.  Esta geração que cursa Arte Dramática nas universidades federais próximas e Escolas representadas por Grupos teatrais de São João del Rei, Belo Horizonte  e Rio de Janeiro,  retorna com novas ideias formando novos grupos e companhias.  Não podemos esquecer o pioneirismo do Ponto de Partida e da Cia Rotunda que deram o pontapé  inicial para estas mudanças acontecerem.
 
Viajantes europeus em relatos antigos  já haviam notado a presença de grupos teatrais, em um passado distante, que se apresentavam na praça da igreja matriz com suas temáticas religiosas. Talvez aí o embrião desta teatralidade que se firma no presente.
 
Mas entra prefeito e sai prefeito o Teatro Municipal não é construído.
 
Mesmo assim, na atualidade,  é importante ressaltar também o Festival Cultural Curupira que promete se efetivar como acontecimento anual.
 
Nesta empolgação pelo teatro oportunizado pelo festival de julho passado é que se percebeu a existência  de um novo grupo teatral na cidade. O “Conta Outra”.
 
Através da divulgação nas redes sociais viu-se que difundiam um espetáculo dramático: O Beijo.
 
A peça foi apresentada em um espaço do subsolo de um centro comercial da cidade. Ali acontece aula de dança e o referido grupo teatral ensaia e se apresenta para o público.  Os atores são todos jovens e trazem a proposta de inclusão social como requer a contemporaneidade. Todos brilharam na apresentação.
 
Nada de palco e nem cortina fechando e abrindo. A passagem de um Ato para outro se dava com a iluminação. Chamou  a atenção a disposição inicial  dos atores: todos presentes na cena. Saiam e retornavam segundo uma coreografia preparada. E foi assim que fizeram uma excelente e inovadora  releitura da peça de Nelson Rodrigues “O Beijo no Asfalto”.
 
Todos sabem que esta peça teatral coloca em xeque tabus sociais que aquele dramaturgo e cronista bem gosta:  sensacionalismo de jornalecos, preconceitos, o boato como dano, homossexualismo, incesto, amores e sexualidades.
 
Parabenizamos ao grupo Conta Outra pela iniciativa  e postura de conquistar aquilo que nem sempre o poder público local   apoia.
 
Com um beijo nesta rosa citadina  desejamos mais teatro e mais cultura para a formação de novos cidadãos. Quem sabe assim uma nova cidadania moldada pela arte e cultura será capaz de produzir uma nova política?!
 
Leonardo Lisbôa
Barbacena, 31/08/2017

  #poetarfacebook      #leonardolisboarecantodasletras
 
 
 
ESCREVA PARA O AUTOR:     
conversandocomoautor@gmail.com
 
Leonardo Lisbôa
Enviado por Leonardo Lisbôa em 01/09/2017
Código do texto: T6101802
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.