COMPARAÇÕES 2

Os dias vão passando e vou me lembrando dos papos e da enxurrada de perguntas que fiz aos residentes nos EUA.

Percebi que as placas dos carros americanos são bem diferentes das nossas, são meio ao gosto do cidadão que pode até colocar seu nome nas placas. Essas placas são só na parte traseira dos veículos e vem pelo correio, pois é, não existe essa coisa de lacrar como é feita aqui nesse País estranho chamado Brasil. Nós pagamos por tudo e o nosso estado está sempre criando uma nova forma de tirar mais dinheiro do nosso bolso.

Outra coisa que me chamou a atenção foi que eles não exigem arrais para pilotar um barco nas águas americanas, você só precisa de sua carteira de habilitação, isso essa que você tira na auto-escola de qualquer lugar no Brasil ou outro País, só não esqueça de levar uma PID quando for aos EUA se pretender dirigir por lá, PID é uma Permissão Internacional para Dirigir emitida aqui no Brasil. Esse documento é a nossa CNH traduzida em sete idiomas diferentes. Em MIAMI, você nem precisa disso, pois todo policial fala espanhol e está acostumado com o bom e velho portunhol. Em outros lugares dos Estados Unidos, você pode ter problemas com a tradução por parte dos policiais. Você vai parar numa delegacia e logo eles vão te liberar, mas dá um trabalhinho e perda de tempo, então leve a PID.

Resumindo, adeus arrais, adeus lacração de veículos, placas dianteiras, radares idiotas feitos para roubar o cidadão.

Você vê em que situação chegamos no Brasil. A constituição Americana cabe em uma folha e a nossa é aquele livrinho de cento e poucas páginas que não serve para nada, só para confusionar a vida do cidadão.

Não sei como vamos fazer isso aqui no Brasil, mas temos que cortar o estado em 70% para começar a investir em desenvolvimento. Até agora, não vi um candidato empossado, que seja macho para fazer o que é certo.