A cidadania de que tanto falamos.

A cidadania são os direitos e deveres que um cidadão tem, políticos e sociais, e que devem ser aplicados segundo as leis e os verdadeiros conceitos morais da sociedade. Existem várias consignações à respeito, então apenas simplifiquei ao meu modo.

Ando pelas ruas, assisto TV, dirijo pelas avenidas, vou ao mercado e etc...e percebo que a cidadania não está sendo bem aplicada, ou simplesmente é ignorada. Alguns , porque não estão "nem aí", usam uma única lei : "A do eu primeiro, e o resto não existe!", outros por desconhecimento .

Quando os repórteres vão entrevistar as pessoas na rua, o que é bem comum, perguntam:

- O que te motivou a participar desta corrida no Ibirapuera ?

E o "cara" , de garrafinha na mão :

- Exercer a cidadania, acho importante !

Aqui entre nós, cidadania não é isso, o que ele está fazendo é esporte . Acho super legal , mas honestamente , não é isso !

- E a senhora, por que resolveu vir até a passeata da Paulista ?

- Faço questão de exercer a cidadania !

Ótimo, mas também não acho que cidadania seja exatamente isso.

Em ambos os casos estão se socializando, são pessoas participativas, querem fazer parte ativa da sua cidade, e as vejo com simpatia, mas cidadania é outra coisa.

A cidadania que eu entendo é respeitar os direitos dos outros, e também os seus próprios, se solidarizar com o próximo, minimizar os efeitos sociais dando a sua contribuição pessoal, entender e aplicar na prática que vivemos em uma sociedade que também depende de nós.

Alguns exemplos simples :

- Respeitar as vagas especiais nos estacionamentos.

- Não parar na faixa de pedestre.

- Priorizar as pessoas com maior fragilidade.

- Dar lugar a quem mais necessita.

- Não furar filas.

- Se colocar no lugar dos outros.

- Exigir a meia entrada quando se tem mais de sessenta anos.

- Não fazer barulhos que interfiram na casa dos vizinhos (independente da hora).

- Não buzinar às 7h da manhã.

- Não dizer somente um "bom dia" ao vizinho.

- Dividir o guarda-chuva com a senhora que está com o nenê.

- Não jogar papeis no chão.

- Separar o cacos de vidro no saco de lixo, embrulhando-os de acordo.

.

Eu sou muito certinho na rua, e obedeço as sinalizações, até nos estacionamentos do "Shopping", pois isto é respeito.

Quantas vezes , de carona com algum amigo, vejo que está fazendo aqueles "gatinhos" na rua, de ignorar placas e avisos, então questiono : "Fulano, aqui é contramão, não viu a placa ?"

- Vi, mas aqui todo mundo entra , não tem perigo, essa placa nem deveria estar aí...por que você não corta por aqui ? (como se eu fosse um ET).

- Não, nunca, prefiro dar a volta ! Sem maiores comentários.

Os exemplos são inúmeros, ficaria o dia inteiro falando. Se preocupar com essas pequenas , mas importantes coisas, fazem a cidadania, cujo significado está ligado ao altruísmo coletivo.

Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 28/08/2017
Reeditado em 28/08/2017
Código do texto: T6097126
Classificação de conteúdo: seguro