SANTO AGOSTINHO*... 19h02min.

Novamente, neste calmo e quente domingo de agosto, tivemos a oportunidade de sintonizar a Rede Vida, à uma hora da tarde para assistir o “Cine Luz”; o filme foi muito bem feito no ano 2.000, pela riqueza de detalhes chamou atenção do começo ao fim; dedicado a vida de Santo Agostinho...

Este homem viveu numa tumultuada época, pois nasceu no ano era 354, o cristianismo se tornava a “religião” oficial do Império Romano, com muitas divisões, como se a mensagem de nosso Senhor Jesus Cristo, dessem margem para isto. Ele, - Santo Agostinho – primava por dar real sentido às palavras de Jesus, não sendo fácil ser autentico colocando sempre a Verdade em primeiro lugar, sem interpretá-las ao seu modo para que venha de encontro aos seus pontos de vistas, que na maioria das vezes não são corretos...

Sua vida não deixa de ser um exemplo, homem comum com “falhas comuns”, mas que repentinamente são “tocados” pelo desejo de se transformarem, “morre” o homem “velho” e surge o “novo” homem...

Evidenciou o fim de uma era, a queda do império romana, depois de séculos de permanente expansão; havia os mais afoitos que “acusavam” que isto ocorreu em face dos romanos terem aderido ao cristianismo, que fala em perdão, em caridade etc...

Teólogo, convincente, falava com muita propriedade que a queda do império romano não se deu em função disto, - a aceitação do cristianismo em lugar do paganismo, que é a adoração dos vários deuses; o Império Romano sucumbiu em face da queda dos valores éticos e morais, em que, ontem, como hoje, os governantes, se envolvem pela corrupção e licenciosidade; tudo fora previsto pelos filósofos da antiga Roma; uma vida conduzida pela justiça nos mínimos atos, e complacência pelos povos conquistados...

Finamente, o que estava acontecendo nada tinha a ver com aceitação dos valores do cristianismo.

Este célebre personagem, anos depois veio dar sua valiosa colaboração na Doutrina Espírita, há mensagens suas em O Livro dos Espíritos e no O Evangelho Segundo o Espiritismo... 19h36mini. Uma boa semana, aos nossos prezados leitores (as).

Curitiba, 27 de agosto de 2017 – Reflexões do Cotidiano – Saul

*Santo Agostinho (bispo de Hipona). Em latim: Aurecius Augustinus Hipponesis.

Nascimento: 13 de novembro do ano de 354, em Taga, morte: 28 de agosto de 430 em Hipo. Coincidentemente, amanhã fará 1587 anos de seu desenlace.

*Datas e nomes compilados da Wikipédia.

http://www.mensagensespiritas.xyz

http://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 27/08/2017
Reeditado em 28/08/2017
Código do texto: T6096818
Classificação de conteúdo: seguro