Quintal e Circo: a saudade  passeia pela  infância

 
A saudade quer acordar nosso quintal, palco de nossa infância pessoal e nacional.
O quintal de minha infância...
 
A memória foi massageada com o espetáculo, no Festival Nacional de Teatro promovido pelo Instituto Curupira – Barbacena, na última semana de julho/17, trazido pelo Projeto Casa Aberta com sua amostra “Quintal”.
 
E era isto que  pretendia mostrar o grupo de São João Del Rei, MG: o espaço, que denominamos quintal  é muito mais que geográfico.  Ele é também um espaço do imaginário, da reminiscência e de nossa história pessoal. O quintal é um espaço cultural e por isto construído e reconstruído através do nosso discurso sobre o mesmo.
 
O espetáculo apresentado teve como inspiração “Olhos d’água” de Conceição Evaristo e “Missões de Pesquisas Folclóricas” de Mário de Andrade. Se o quintal da casa da gente, em nossa infância, formava a pessoa que seríamos, as cantigas folclóricas consolidavam a nossa  formação étnica enquanto  povo brasileiro – entender isto é saber o que o vintage foi para nós como brasileiro e a multiplicidade de valores étnicos que nos fez.
 
Quintal foi a peça teatral que representou nossa raiz.
 
 
A infância conheceu também o circo.
 
Neste pós-moderno o picadeiro se uniu ao teatro para sobreviver no oceano de possibilidades de espetáculos.
 
“A Menina Virou” foi o espetáculo apresentado pela  simbiose do Grupo Depois do Ensaio e o Circo Saltimbanco.

A peça   encenada   mexeu também com a superstição: coloca frente a frente o palhaço e o diabo nos remetendo ao teatro circense.

Contemplando ainda o infantil o festival contou com as peças “Era Uma Vez Quem Quiser” da Gene Insano Companhia de Teatro. E também “Era uma Vez 1, 2, 3: no mundo  Teatrando Ludicamente” da Cia. Teatrando.
 
As duas peças infantis baseiam-se em narrativas que toda criança ouve e quando adulto percebe que as mesmas estão guardadas em suas memórias.
 
O quintal de nossa  infância...  
...guarda valores que nos fazem homens e mulheres  históricos através da psique que requer catarses e saudades que despertam lembranças.
 
Leonardo Lisbôa
Barbacena, 07/08/2017


#institutocurupira #festivalinternacionaldeteatro #projetocasaabertasjdr  #GrupoDepoisdoEnsaioeoCircoSaltimbanco


Maiores detalhes de Companhias Teatrais, seus artistas e síntese de cada espetáculo:
a. http://www.barbacenaonline.com.br/noticia/cultura/programacao-do-festival-nacional-de-teatro-em-barbacena
b.https://www.facebook.com/InstitutoCurupira/photos/a.127153967459484.23999.127096047465276/775532349288306/?type=3&theater
 

ESCREVA PARA O AUTOR:     
conversandocomoautor@gmail.com
 
Leonardo Lisbôa
Enviado por Leonardo Lisbôa em 26/08/2017
Reeditado em 26/08/2017
Código do texto: T6095662
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.