O tal do Jet Lag.

Sabem o que é Jet Lag ? Acho que muitos já sentiram o efeito que ele produz no corpo após uma longa viagem, uma disritmia circadiana ( bonito nome ), uma descomposição horária.

O fuso horário entre países distantes confunde o ritmo do corpo, pois temos uma espécie de relógio biológico dentro de nós, que entende os horários tão bem quanto um cão, que sabe quando está perto do dono chegar.

Eu mesmo acordo todos os dias no mesmo horário, há anos sem despertador, o corpo já se condicionou, mas deixa pra lá ...

O nome Jet Lag é inglês , não tem assim, uma tradução ao pé da letra , é um termo ligado a um "atraso provocado", que realmente existe e confunde. Algumas pessoas sentem mais o seu efeito, e conheço gente que já chegou a desmaiar após três dias pulando de país em país.

Me lembro quando perto da aposentadoria resolvi visitar a minha cidade e os meus parentes na Espanha, pois sabia que poderia ser a última vez, e queria que aquele mês me alimentasse de lembranças pelo resto da vida.

A minha esposa não queria ir, mas no fundo queria sim, mas estava com medo de avião, em parte pelos graves problemas de circulação já enfrentados, mas um dia cheguei em casa e lhe disse: "Olha, em alguns dias iremos à Espanha, certo ? "- Eu sou bem assim, muito direto ! Como quem diz : Vou até a esquina comprar pão.

- Como assim , quando, porque... ? Eu não vou !

- A sua passagem está aqui, e a chacoalhei com um riso maroto !

- Amanhã iremos solicitar teu passaporte !

- Quero muito que você esteja na viagem da minha vida, porque você é muito importante pra mim.

- Tenho medo de avião, você sabe, vou ter que tomar uns tragos no aeroporto...

- Você não está acostumada e vai vomitar , isso sim. Avião é só um ônibus voador, rsrsss...

- Piorou , agora que não vou mesmo !

Acho que nem dormiu direito à noite, mas notei que estava feliz, muito feliz...

Bem...voltando ao Jet Lag...Ela sentiu muito quando chegamos, bem mais do que eu, e pior...a minha família , que nos esperava em "Barajas" (Madrid), estava radiante e já quis nos levar para tudo que era canto, sem notar o "trapo" que estávamos: Um misto de alegria e confusão.

Saímos daqui com 10 graus e chegamos com 40, muito quente, além do mais, o meu relógio marcava cinco horas de diferença, que o corpo ainda não havia compreendido. Um massacre biológico, um verdadeiro porre.

Naquela noite no hotel, quando nos deitamos os corpos pareciam levitar até dormir de cansaço, e na manhã seguinte após um bom banho morno, um café reforçado e pronto, éramos nós de novo.

Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 25/08/2017
Código do texto: T6094342
Classificação de conteúdo: seguro