Necessidades Especiais

Sempre me identifiquei com portadores de necessidades especiais. Eu sei que não tenho problema de visão, que algumas vezes, vejo até mais do que gostaria. Não tenho dificuldade de escutar, nem mesmo as coisas que são ditas dentro de mim. Não tenho problema em falar, ainda que não seja o meu melhor talento. Não tenho dificuldade de locomoção, mesmo nunca estando no mesmo lugar. Nem sou autista, mesmo tendo meu próprio mundo. Então porque me vejo tanto em quem sofre de tais males? Porque o mundo ainda é deficiente na capacidade de se colocar no lugar do outro. E sensibilidade demasiada ainda sofre a estigma de um defeito. Sofremos a hipocrisia de quem nos trata como iguais, mas apontam as diferenças nos detalhes (eventualmente até de forma explicita). Especialmente, quando se é homem. O mundo diz que espera um homem "diferente", mas busca um diferente, que seja igual a todos os outros. Talvez toda diferença tende a ser rotulada para cair em um "lugar comum", que seja fácil de compreender. Mas a alma é complexa, mesmo quando tentamos fazê-la simples. E a ponta de um iceberg nunca dirá a extensão da sua profundidade. Neste sentido, porto uma necessidade especial, melhor, porto uma necessidade de me fazer especial para mim mesmo. De entender e respeitar minhas limitações. De superar os preconceitos de quem não compreende, mas acima de tudo, não ter eu mesmo preconceito do que eu sou, mesmo que fuja dos padrões esperados. Viver também é adaptação. Mas acessibilidade, não é apenas o direito de ir e vir em vias públicas, mas acesso que só existe para corações abertos.