VOANDO PARA NYC

Pela primeira vez fiz uma viagem internacional e fui a "New York", e é sobre isso que quero falar para desmistificar a idéia de que tudo é maravilhoso.

Tudo começou com o pedido de visto, uma maratona de entrevistas, filas, analise de documentos e muita tensão que terminou bem e permitiu que fizessemos um planejamento cuidadoso da viagem.

Agência de viagem, pesquisa, cotações intermináveis, compra de passagens para os trechos, decisão sobre compra de dólares para a viagem, cotações flutuantes, papéis e mais papéis e finalmente tínhamos tudo pronto para o grande dia.

Trecho 1: Nossa cidade - São Paulo Congonhas (50 minutos) - translado Guarulhos (Duas horas no transito da capital)

Trecho 2: Guarulhos/SP - NYC (9 horas) Nesse trecho, do check in até o embarque da UNITED AIRLINES foram inúmeras filas e checagem dos passaportes, bagagens, detectores de metal e resíduos de pólvora e outros produtos químicos que podem produzir uma bomba, ao todo, foram umas quinze vezes até o embarque. Antes do embarque, no tunel que leva a cabine do avião, fomos sorteados com uma análise mais profundo, com papeis químicos que detectam substâncias explosivas, mais dez minutos de pressão e tensão. O avião enorme com tres assentos em cada lado da aeronave e quatro no meio (dez pessoas por fila) todos expremidos e na posição vertical com uma regulagem de banco de no máximo 5 graus para trás. Foram nove horas desse sofrimento, após a tensão da decolagem daquela máquina de quase 300 toneladas, 299 e uns quebrados na verdade e o pouso em NYC. Todo mundo espremido ombro a ombro, batendo cabeça sentado com as turbulências ocasionais e esperadas.

Bom, quem já teve essa experiência tão desejada por muita gente deve curtir muito o destino e o regresso, pois a ida e a volta ali, naquele espaço exíguo é tensa pra caramba. Faz uma idéia do que é mijar nas alturas? Eu sou meio grandinho e posso dizer: com certeza da um baita medo de mijar, um mijozinho que sai espremido, com a testa encostada da fuselagem que vai vibrando e fazendo um barulho de ar passando a 900 por hora do lado de fora, muita coisa passa por sua cabeça nessa hora, até você apertar a descarga e ver o seu mijo ou coco ser sugado como se estivesse jogando caca no espaço, mas descobri que o sistema é fechado e nossos dejetos são recolhidos numa caixa que depois é limpo na manutenção. Dizem que vive entopindo, já encontraram de tudo por lá, de bandaid a dentadura e ponte móvel, absorventes e outras coisas.

O trecho 3: NYC - MIAMI (3 horas) mais um repeteco do trecho anterior, espremidas, mijadas sugadas e mais umas análises de documentos.

Daí começou o retor do Trecho 3: MIAMI - NYC (tres horas) e Trecho 4: NYC - GUARULHOS (11 horas) ficamos presos em NYC por problemas com a aeronave. Trecho 5: Translado guarulhos congonhas - nossa cidade e um baita alívio.

Tudo isso enfrentando temperaturas de 12 a 40 graus centigrados. Nos EUA, a temperatura é medida em Fahrenheit por exemplo 61 graus Fahrenheit é igual (61/1,8) a 33,88 graus centigrados, assim como as distâncias são medidas em milhas, sendo uma milha igual a 1,60934 quilômetros. Lá é tudo assim e eles tem orgulho disso, não discuta com eles, chega a dar raiva de como tudo funciona bem por lá.

O asfalto é de concreto e não tem buracos, pneus e amortecedores duram muitos anos. Todos andam armados e as crianças sabem usar muito bem as armas. Lá, se você tem doze anos e apronta, responde na justiça como um adulto. Se você excede os limites de velocidade e é pego, será multado, se estiver com documentação vencida, prendem seu carro e leiloam, caminhões com excesso de carga nas estradas, são apreendidos e leiloados.

Bandido nos EUA não tem vez, para você ter uma idéia, um sujeito roubou e atirou em alguém, foi perseguido e morto com mais de trinta tiros. O pessoal foi inquirir o xerife o porque de tantos tiros e a resposta foi: acabou a bala. Se alguém invade tua casa, leva chumbo e a polícia só vem para desocupar do corpo. Bom vou falar disso em outra crônica.

Se as pessoas pensam que viajar é uma maravilha não esqueça que para curtir tem que sofrer e muito. Para mim, foi bom somente a estadia e o retorno ao Lar. Se espremer num avião por 12 horas não tem glamour nenhum e a primeira classe é só um pouco menos sofrida, aliás, nada fica mais evidente sobre o seu lugar no mundo, numa viagem longa de avião, onde o cidadão é separado por classes.

As filas são para primeira classe, segunda, terceira, quarta e quinta, cada um na sua fila conforme a grana na carteira. Outra coisa que fica evidente é como o rico é relaxado, quando você vem lá de trás da classe econômica, para descer do avião é uma embolada lascada e uma claustrofobia sem fim, você chega na primeira classe, ali na cabeça do avião, e é uma bagunça danada, um lixo só, garrafas dágua, travesseiros, cobertores, guardanapos, restos de comida, parece que passou um furacão por ali, a boiada fugiu com pressa e nem se esquentou com as aparências e a civilidade. Eles não estão nem aí para o seu senso de estética.

Faça sua poupança e vai conhecer os EUA para ver como somos massacrados por aqui, pagamos impostos altíssimos e sustentamos uma elite de políticos que viajam de primeira classe com nosso dinheiro, comprando imóveis nos EUA, de muitos milhões de dólares e fazendo a classe econômica de brasileiros voadores, passar vergonha por lá.

Resumindo, valeu muito a pena saber que existe um jeito descente de se viver num País bem administrado, onde 1 é 1 e o direito do cidadão está em primeiro lugar.