O silêncio dos inocentes

O SILÊNCIO DOS INOCENTES

No mundo todo há hábitos fáceis de serem imaginados. O cidadão sai do serviço e vai com amigos a um parque, um bar, um papo descontraído antes de chegar a sua casa. Como qualquer mortal as discussões giram em torno de temas polêmicos, hilários, conversas despretensiosas. Podendo ser a nave Russa que se despedaçou no mar, como também os fugitivos da fome na África, dentre outros. As conclusões nessas "rodinhas" podem ser hilárias. Porém, algumas são fácies de serem imaginadas. E a diversão maior deve ser os noticiários brasileiros.

Temas que lá só existem em livros de história, aqui norteiam nosso cotidiano. Nossas estradas esburacadas são verdadeiros atoleiros de riquezas. As obras da copa do mundo que vergonha, pior que o sete a um. A reeleição deve soar como masoquismo. O país com o sistema de votação mais eficaz do mundo, sofrendo com os eleitores mais atrasados deste. Há décadas são eleitos e reeleitos os mesmos corruptos. E os portugueses são eles, não estes.

E começando uma nova semana, nada melhor que um novo absurdo. Afinal de contas não devemos viver do passado. Até porque o futuro a DEUS pertence na fé, e no Brasil a sua cultura de séculos atrás.

Países evoluídos culturalmente tratam seus antepassados com orgulho. Sua arte, sua cultura, suas tradições, são fontes de uma história viva. E mostradas ao mundo todo com orgulho. Já no Brasil... As tradições também são mantidas vivas, mas infelizmente isso acontece literalmente.

Em Recente descoberta, uma comunidade Quilombola sofre com nosso atraso cultural. Esta dispõe de um sistema educacional arcaico. Para elevar o nível cultural, suas crianças são adotadas temporariamente por moradores de uma vila próxima. Lamentavelmente algumas sofrem violências. Há casos absurdos de crianças de cinco, oito, dez anos que sofreram estupro. Além disso, outras eram obrigadas a trabalho forçado, dormir na casinha do cachorro. E tudo isso a trezentos quilômetros da capital do país.

Quando denunciados, os coronéis da escravatura contemporânea trocam o silêncio dos inocentes por cabeças de gado. Isso soa em países desenvolvidos como filme pré-histórico, não jornal das seis.

Paulo Cesar

Paulo Cesar Santos
Enviado por Paulo Cesar Santos em 23/08/2017
Código do texto: T6092467
Classificação de conteúdo: seguro