O preço da prepotência

O PREÇO DA PREPOTÊNCIA

A Prepotência pode ser entendida como auto-afirmação, superioridade, sinônimo de um erro grosseiro. Muitas vezes, não reconhecida pela falta de humildade, de quem praticou. Há casos em que os efeitos podem ser morais. Em alguns casos, afetam pessoas que nada tem com o ocorrido. A história é recheada de "causos" famosos.

E os exemplos são inúmeros, desde os mais banais até aqueles que envergonham um país. Na última copa do mundo passamos por esta situação. O então técnico da seleção montou uma equipe, contrária a que sonhava o povo brasileiro. Ao fim do trágico sete a um veio, a explicação, "a culpa é minha, sou total responsável pelo acontecido". Há humildade em suas palavras. O reconhecimento de um erro.

Infelizmente é um bom exemplo de prepotência. Não que outro treinador garantisse um melhor resultado. Agora, ter humildade em acatar opiniões diferentes, pode ter uma melhor aceitação, em caso de um resultado um adverso.

Claro, este é apenas um caso famoso, mas existem muitos outros. O sujeito maltrapilho chega e pede uma informação, antes de terminar sua frase, a outra pessoa, diz que não tem dinheiro. E o sujeito conclui, só queria saber onde fica a rua X.

São casos famosos ou anônimos de prepotência, onde um afetou um país, o outro uma única pessoa, mas a falta de humildade, leva-nos ao famoso sorriso amarelo, sem graça. E é tão fácil evitar.

Antes de tomarmos certas decisões, deveríamos sempre refletir muito sobre isso. Devemos escutar pessoas. Relembrar situações semelhantes. Apenas resolver o caso com muita certeza. E principalmente, a que ser levado em conta também, o sorriso amarelo sempre será seu por uma decisão precipitada, errada.

Agora, quando sua decisão envolver outras pessoas, preste muito mais atenção, a prepotência é só sua, o sorriso amarelo deve ser só seu.

PAULO CESAR

Paulo Cesar Santos
Enviado por Paulo Cesar Santos em 20/08/2017
Código do texto: T6089339
Classificação de conteúdo: seguro