UM DIA QUALQUER.

Que hoje seja um bom dia. Que os ventos da esperança soprem e me traga outras formas de pensar. Mas enquanto isso não acontece, leitor, vou colocando aqui esta pasta de pensamentos corriqueiros.

Me aguardem, o dia está apenas começando, e no decorrer das horas pode ser que me redimo , e possa ai sim construir frases que possa destacar o novo. Me perdoem , esse é o que tenho por agora.

Vamos ao que interessa, hoje levantei com a vontade de ter apenas uma ruguinha da classe politica. Essa facilidade de por a mão na galinha de ovos de ouro é uma coisa formidável, o meu sim vale quase nada , já o deles valem uma fortuna.

Como disse , estava neste caminho farto das benesses que esta classe é digna. Eles sabem como encher a burra, usam bem os púlpitos, e convencem o Rei de que eles são um mal necessários. O Rei então para ter mais dias de vida roubam seus súditos para alimentarem as bocas santas dos seus escravos.

Pois bem, este pensamento estava fresco em minha manhã, como aquelas gotas de orvalhos dos capins de beira de estrada. Mas nada é eterno, e assim como o sol vai apagando as tais gotas, as horas foram tirando esta ideia indigesta de mim.

Pensei, se eu ganhar um toque qualquer desta classe, serei a laranja podre da minha humilde família. Na hora que me veio a palavra classe, percebi que estava sendo injusto.É que no meio de um balaio de laranjas podres , sempre há laranjas saudáveis.

Neste ponto eu já me sentia em cima do muro, então sai para ver o dia lá fora, e enquanto eu bebia os raios da manhã, me veio um leitor do formidável Maquiavel. Sabe aquele individuo que come e bebe bons livros, e seus argumentos são uma fortaleza. Pois é me refiro a este tipo de pessoa.

Começamos a misturarmos nossas ideias , as minhas águas rasas, as dele oceanos. E como o momento é que dita os discursos, caímos na lama, porque cá pra nós, a nossa politica esta um ambiente inóspito.

Ele então me veio com uma frase esplendida, uma citação, advinha de quem ? Dele mesmo, Maquiavel. "Um príncipe deve gastar pouco para não precisar roubar seus súditos". Veja bem o contraditório, disse ele, aqui o príncipe rouba mais , para ter o álibi para justificar o roubo a teus súditos .

Ai lembrei-me de um súdito que se diz sábio. Neste momento é preciso aumentar receita, disse ele, o governo acertou. Me lembro apenas de um frase que disse a ele nesse dia. Enquanto existir mula tropeiro não anda a pé.

Neste ponto do texto leitor, já perde o desejo de ter aquela ruguinha da classe politica, o tempo veste e desveste a gente. Botei o ponto final na frase. Depositei a caneta no pote de bagunça, e fui viver a vida como Deus me deu. Fico por aqui, amanhã talvez volto neste tema, mas agora estou enjoado, preciso parar. Trato esse dia como um dia qualquer.

Angelo Dias
Enviado por Angelo Dias em 19/08/2017
Reeditado em 19/08/2017
Código do texto: T6088492
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.