Larguei de fumar:  Tenho enfisema pulmonar


TRECHOS DA ENTREVISTA COM CHICO ANYSIO , FALANDO SOBRE O ENFISEMA PULMONAR QUE ADQUIRIU COM O HÁBITO DE FUMAR.

“De tudo que eu fiz na vida, das bobagens todas que eu cometi, eu só me arrependo de ter fumado, fumar foi realmente, uma bobagem muito grande...”

“Podia ser um câncer, o enfisema foi um presente que eu ganhei, porque pelo tanto que eu fumei, o certo era ter um câncer...”

“Eu tenho 50% do pulmão, o resto é palha”

“Eu me canso com uma facilidade enorme... eu vou... daqui ao meu quarto é uma caminhada, é longe o meu quarto.... É longe, cê não faz idéia...”

“ Aeroporto, cadeira de rodas, vou pro Claro Hall, cadeira de rodas...”

“Viajar eu não viajo mais, porque viagem significa caminhar né? Prá ver as coisas...” 
                            (abaixo o link qu remete ao aúdio da entrevista) 
                       ................................................................................

É, se a gente soubesse... Ou melhor, se a gente acreditasse quando aquela amiga chata do trabalho falava que cigarro faz mal! Se a gente prestasse um pouco de atenção quando a mãe, a irmã e o sobrinho nos enchiam o saco falando que a fumaça do cigarro fede e que o nosso pulmão já devia ter “virado palha”, como diz o Chico.

Se eu soubesse... Se eu tivesse acreditado! Se eu não tivesse ido comprar outra carteira de cigarros toda vez que meu filho amassava uma delas e jogava fora. E outra, e mais outra. Se, se e se... Hoje eu não teria um enfisema pulmonar.

Sim, como o Chico eu também tenho enfisema. Meu pai morreu de enfisema pulmonar.  Uma doença degenerativa em que os pulmões perdem a elasticidade e as paredes periféricas dos órgãos são substituídas por grandes bolsas de ar. A respiração se torna progressivamente mais difícil. Mais letal que a bronquite, o enfisema é uma doença progressiva que pode levar à morte. A lesão pulmonar causada pelas DPOCs ( doenças pulmonares obstrutivas crônicas) é irreversível. Portanto, não há cura, e sim controle do avanço da doença. “É como se o pulmão fosse uma rede e de repente fizessem um buraco nela. Ela nunca mais poderá ser a mesma”, explica um pneumologista.

Em quadro clínico avançado, o enfermo não consegue realizar ações simples, a exemplo de pentear o cabelo, tomar banho, alimentar-se, caminhar e até conversar. O indivíduo passa a depender da ajuda de familiares e/ou um cuidador para exercer essas atividades e necessita adotar tratamento com medicação específica, bem como implementar algumas mudanças nos hábitos. O enfisema pulmonar pode evoluir para um quadro de insuficiência respiratória e daí para um estágio terminal, em que a pessoa fica presa ao balão de oxigênio 24h por dia.
E como diz o Chico, na entrevista, tudo é muitoooo longe! O seu quarto, nas crises, fica a kilômetros de distância...A gente cansa fácil, muito fácil. Caminhar se torna uma maratona, e subir morros....bem, subir morros a pé, nem pensar! O inverno se torna um martírio e o calor do verão, quando é demais, também não nos faz sentir bem! Respirar, prá quem tem enfisema, se torna a coisa mais preciosa do mundo. Que coisa hein? Algo sobre o qual a gente nunca pensou tanto!

Respirar!!!! Que coisa maravilhosa!

Agora eu fico me perguntando o que é que faz uma pessoa fumar, sabendo que faz tanto mal! O vício - você vai dizer bem rápido! Sim, o vício, respondo eu. Mas porque é que quando a gente leva um susto desses que eu levei a gente consegue parar então? Não sem nenhum sacrifício, é verdade, mas consegue! Eu consegui. E olha que eu fumava muitooooo!!!

Fumar seria uma forma de auto-flagelo? Seria uma maneira de nos punirmos (inconscientemente) pelos nossos erros, pelo que queríamos fazer e não fizemos, pelo que fizemos e não queríamos fazer?

Estou quase convencida que sim! Fumar é uma forma de auto-punição! Só pode ser!

Mas veja, você não está só se punindo. VOCÊ ESTÁ SE MATANDO!

Se fumar é tão ruim e lhe faz tanto mal e ainda assim você continua... Se lhe faz feder - sim, quem fuma fede mesmo, me desculpe, eu também não gostava de ouvir isso, mas é verdade! Se lhe faz dependente física, química e psicológicamente de um rolinho de papel, se você vira escravo de um “pedacinho de coisa ruim” entre os dedos, e ainda assim você insiste em não largar, sabendo que por isso, cedo ou tarde vai morrer de infarto, ou enfisema, ou qualquer outro raio de doença que lhe acometa e lhe tire o ar... O ar, oxigênio... lembra dele? Porque a gente só lembra quando ele nos falta! O ar que hoje é tudo pra mim, e que você precisa prá viver, prá caminhar, pra beijar seu marido ou sua esposa, prá brincar com seu filho, ou seu neto...Prá tomar banho, que seja, ou simplesmente prá berrar agora comigo a raiva que você tá sentindo!

Se você sabe de tudo isso, e ainda fuma, me desculpa meu amigo, VOCÊ É UM SUICIDA, EM POTENCIAL ! 

Áudio da entrevista do Chico Anysio