GERAÇÃO DE PAC MANS

As redes sociais ganham, cada vez mais, uma dimensão de proporções sem fim, quando da divulgação da cena cotidiana. Nada parece escapar aos flashs desses pauteiros/atores da (in) realidade, que encontram na web a plataforma ideal para divulgar os acontecimentos comezinhos, de si mesmos.

Há que se considerar a evolução tecnológica com sua portabilidade, que associada a essa nova cultura de comunicação de convergência, impulsiona o transmídia e incentiva uma legião de repórteres-cidadãos.

Sem filtros (ou seria com filtros?), a espetacularização do Eu/self acontece antes mesmo do café da manhã. Embora tudo seja descartável, pois as novidades se sucedem a atualização da página. A relação velocidade x conteúdo não predispõe uma seleção, visto que o barato é consumir para não perder a vibe. E haja emojis; #partiufesta; a fotinha na academia; a corrente religiosa; e piadas e piadas e piadas... Nada escapa sem a devida providência do registro, quer seja humor ou tragédia.

O foda (Ops!) é que ninguém mais sabe o que é verdade.

Não há razão de apurar o que houve já que a motivação é mesmo viralizar. Quanto mais acessos, mais populares ficam os propagadores do absurdo-Pinóquio. E quase tudo é fake. Lembram o slogan: "Aconteceu virou manchete?" Hoje é: Posta na timeline, vai que cola.

Outro discurso ambientado na internet é o do falso moralismo quando se compartilha nudes ou fotos escatológicas. Sem noção também curtir imagens de pessoas mortas. O mundo é agora um big brother, sob o pretexto de conectar pessoas...

Pertencemos agora a todas as tribos.

Estamos brincando de inverter valores. Escondendo-nos por trás de aplicativos. O que buscamos incessantemente nunca teremos, pois a roda somos nós. Essa exposição exacerbada está fazendo surgir uma geração de seres androides, feito Pac Mans que consomem e vomitam a mesma mensagem, sem o mínimo pudor... Alias, pudor?

Misael Nobrega
Enviado por Misael Nobrega em 08/08/2017
Reeditado em 09/08/2020
Código do texto: T6078064
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.