A VIDA ENSINA

A VIDA ENSINA

A vida nos dá a cada dia lições de sabedoria, e não é por acaso que estamos aqui.

Como não se emocionar com as histórias contadas d e pessoas humildes, que por esforço próprio chegam aonde querem e se fazem felizes.

Ela foi doméstica, trabalhou em colheitas de algodão, ajudou a mãe que era parteira e lavava roupa para ganhar escolar. Até pouco tempo uma simples desconhecida, que de repente causou espanto ( não é preciso se espantar) numa sociedade que ainda tem os seus preconceitos, e são muitos. Mas há um pequeno detalhe nessa história: a personagem é NEGRA, mas não tem vergonha de representar sua raça com paixão.

Estava se realizando a Festa Literária Internacional de Paraty, quando uma senhora pegou o microfone e começou a falar toda uma história de vida, o que passou com atitudes racistas, inclusive de um padre, foi discriminada na faculdade que fazia. É um orgulho saber que ela se formou no magistério na minha cidade. O nome dela? Professora Dirce Guimarães, com 77 anos. Precisa dizer mais?

O que vale o racismo, a intolerância, a discriminação? Tudo isso se joga no lixo com todos os tipos de negativismos encontrados.

O que dizer para a Senhora, Dona Diva? Você é uma pessoa linda, humilde e me deu exemplos de como se portar: com dignidade e sem rancor, pois você, tenho certeza, já perdoou aqueles que lhe ofenderam. Não guardar mágoas é uma atitude digna de um ser que está de bem com a vida.

lmorete
Enviado por lmorete em 07/08/2017
Código do texto: T6076756
Classificação de conteúdo: seguro