Democracia e respeito ao contraditório

Dizia Churchil (peço pardón se a frase não estiver correta, ando com a memória em petição de miséria) que gosto muito: "A democracia é a pior forma de governo, com exceção de todas as demais". Concordo, embora ache que a democracia de Churchil era elitista e priorizava demais o capital. A democracia tem que priorizar o social. Mas, na verdade, o que Churchil disse pode ser aplicado da seguinte forma: A democracia, mesmo falha, é melhor que qualquer ditadura. Ditadura, hermanas e hermanos, nunca mais. E priu.

Quase todas as pessoas se dizem democratas, ms a verdade é que a maioria é apenas democrata da boca pra fora. Um absurdo porque o democrata tem que ser democrata no cotiidiano24 horas por dia. E a maior prova de democracia é resepeitar as idéias e posições dos outros. O democratapod e deve discordar, questionar, polemizar..., mas precisa respeitar o ponto de vista alheio e oposto ao seu. Precisa entender que democracia é o regimeem que um diz e o outro diz; que um diz e o outro tem o direito de contestar. Mas deve contestar civilizadamente. Pode-se ser firme respeitando o opositor. Mais: não há nehuma razão para se transformar o debate das idéias em arenga e mergulhar numa espécie de promiscuidade política. Quando nao se respeita o contrário, perde-se a razão.

Democracia, portanto, não é apenas faz de conata. Deve ser o debate legítimo, contundente, franco, altivo, mas nunca uma arenga, quando isso acontece não é debate de democratas, mas arenga de irracionais.

Às vezes exagero, èrro, nesses momentos nao pratico a democracia, só a arenga. Mas, creiam, procuro embora seja veemente respeitar quem pensa diferente de mim. Ealém de respeitar admiro demais as pessoas que, mesmo tendo idéias opostas, respeitam seus opositores. Algumas hermanas e hermanos têm idéias e posições diferente de mim, mas têm o meu respeito e carinho. Viva a democracia. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 06/08/2017
Código do texto: T6075895
Classificação de conteúdo: seguro